A prótese de quadril em cerâmica x polietileno aumenta o tempo de produtividade do paciente.
Para ofertar à população de Araguaína e região, o Governo do Tocantins enviou nas últimas semanas novos equipamentos e acessórios específicos para área da ortopedia do Hospital Regional de Araguaína (HRA). As próteses de quadril em cerâmica x polietileno são modernas e aumentam o tempo de produtividade dos pacientes. Os primeiros contemplados com esse tipo de material foram dois pacientes homens com idade entre 40 e 60 anos.
Para o diretor-geral do HRA, Claudivan de Abreu, os pacientes foram beneficiados com material de extrema qualidade, manuseados com técnica cirúrgica especializada na área. “Este avanço beneficia os pacientes que necessitam desse tipo de procedimento, proporcionando uma qualidade de vida digna ao cidadão”.
A enfermeira do setor de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) do HRA, Danila Carmo dos Santos, comemora: “nossa unidade hospitalar tem uma grande demanda de pacientes que necessitam se submeter à cirurgia para colocação de prótese de quadril. Por se tratarem de pacientes jovens, na maior parte das vezes, é necessário o uso do material em cerâmica, pois ele aumenta o tempo de produtividade dessa pessoa, dando a ela mais autonomia do que a prótese comum e devolvendo sua qualidade de vida, em vários aspectos”.
A indicação do material a ser utilizado em cada paciente depende exclusivamente da avaliação médica e da patologia a ser tratada. “São equipamentos de alta resistência, mais uma opção no tratamento dos pacientes. É muito bom podermos trabalhar com estes materiais”, destacou o médico ortopedista, Edgar Toledo de Aguiar.
Crédito:Gláucia Mendes/Governo do Tocantins
Foto: Gláucia Mendes/Governo do Tocantins