Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Capacitação teve como objetivo atualizar a equipe sobre o manejo correto dos instrumentos, durante os procedimentos cirúrgicos.

 

 

 

Nos dias 21 e 22 de janeiro, aconteceu o primeiro Curso Teórico Prático de Instrumentação Neurocirúrgica, no Hospital Geral de Palmas (HGP), em parceria com a Liga de Estudantes de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal do Tocantins-UFT. O curso nasceu da necessidade interna em capacitar instrumentadores cirúrgicos para o manuseio correto dos instrumentos e facilitar o trabalho dos profissionais da área durante os procedimentos cirúrgicos no hospital.

Segundo a neurocirurgiã do HGP e coordenadora da Liga, Adria Simões, foram os próprios alunos que perceberam as dificuldades durante as cirurgias e sugeriram o curso.  “Foram dois dias de curso, onde vamos trabalhar a parte teórica, mas com muita ilustração e vídeos e no segundo dia, com o apoio da direção do hospital, nós conseguimos isolar duas salas cirúrgicas para montar as extrações na prática. Simulamos as dificuldades que temos durante a rotina cirúrgica, os alunos colocaram a mão no instrumental, ensinamos como que passa o instrumental para a mão do neurocirurgião, como que monta um clip de aneurisma na pinça, são ensinamentos bem específicos”, disse.

O neurocirurgião do HGP, Gustavo Leobas, foi um dos palestrantes do curso. “Na minha palestra o foco foi mais na parte de cuidados para evitar infecções durante uma cirurgia, como metodizar o processo de instrumentação cirúrgica, prever problemas que possam ocorrer. Eu gosto de falar que cirurgia é como um voo, que você precisa de tudo que você vai utilizar durante o voo antes de decolar, e a cirurgia é do mesmo jeito, você tem que prever tudo que você vai precisar checar se está tudo funcionando, antes de começar a cirurgia.”

O curso contou também com palestra da neuropsicóloga, Isabela Bernardes, que abordou sobre a gestão das emoções e melhor desempenho no trabalho, além da importância do trabalho em grupo dentro de um centro cirúrgico.

 

Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins

Anúncios

Recentes