Em encontro de secretários de Segurança Pública de todo o país, o combate ao feminicídio foi um dos temas centrais abordados pelos gestores que buscam soluções para ampliar o combate a esse tipo de crime.
Em Brasília, nesta quarta-feira, 16, e quinta-feira, 17, o combate à violência contra a mulher foi um dos destaques da 87ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), no qual o Tocantins é representado pelo secretário Wlademir Mota Oliveira. Presente na reunião, o gestor apresentou a visão do Governo do Tocantins sobre esse grande desafio e apresentou soluções que vêm sendo desenvolvidas com êxito no Estado, como por exemplo, o aplicativo Salve Mulher.
A discussão sobre essa problemática revelou sua complexidade, ao mesmo tempo em que o compartilhamento das experiências de cada estado contribuem para a realização de ações imediatas. O secretário Wladimir Mota enfatiza que o ponto de partida para lidar com essa questão reside também na educação, que deve ser fundamentada no respeito à mulher. “A base educacional deve começar pelo essencial, promovendo o respeito à mulher e impulsionando uma transformação no entendimento sobre a violência direcionada a elas. É vital que a educação assuma um papel ativo no combate a violência”, afirmou.
Em março deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) lançou o aplicativo Salve Mulher, uma ferramenta que disponibiliza diversos atendimentos às mulheres que sofrem violência doméstica. Por meio do aplicativo, as vítimas podem, inclusive, solicitar medida protetiva de urgência e acompanhar o andamento do pedido. O Salve Mulher foi desenvolvido pela equipe da SSP/TO e se configura como uma ferramenta inovadora, fruto do empenho do Governo do Tocantins em criar, cada vez mais, mecanismos para reduzir os índices de feminicídio.
Campanha Agosto Lilás
Durante o mês de agosto, o governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Mulher está realizando a campanha Agosto Lilás, voltada para o combate a violência contra a mulher. Com o tema Não se cale! Levante a mão e diga não!, a Secretaria tem realizado ações em diversos formatos em todo o Estado, envolvendo autoridades, especialistas, ativistas e demais representantes da sociedade civil comprometidos com a causa.
O secretário Wlademir Costa acredita que a integração entre as forças de segurança e as ações de conscientização, política adotada pela gestão do governador Wanderlei Barbosa, é essencial para resultados efetivos na busca pela redução dos feminicídios. “No Estado do Tocantins estamos com a programação do Agosto Lilás, com movimentos de conscientização, em parceria com a Secretaria da Mulher, liderada pela secretária Berenice Barbosa. A sociedade está engajada, cada vez mais, com programas de educação e informação para este assunto”, concluiu.
Reunião do Consesp
A convocação reuniu titulares das pastas de Segurança Pública de todas as regiões do país, almejando uma análise de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da criminalidade, combate ao feminicídio, a luta contra o crime organizado e a aplicação eficaz dos recursos provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública. O secretário Wlademir Costa, estava acompanhado pela superintendente de Segurança Integrada da SSP/TO, Maria de Fátima Holanda, e pelos delegados de Polícia Civil e assessores técnicos da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília, Millena Albernaz e Mozart Félix.