Ouça as 15:00 Programa Top Hits com Wilson Veras
Governo do Tocantins fecha semestre com êxito no fortalecimento da cadeia do turismo

Investimentos, capacitações, diagnóstico, fiscalização e pesquisas foram focos da Secretaria de Turismo em todos os municípios e regiões turísticas do Estado.

 

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), fechou com êxito o primeiro semestre, com o lançamento da Temporada de Praia 2023, que trouxe o slogan: Vem ser feliz no Tocantins. A programação contemplou mais de 50 municípios com aporte financeiro para garantir uma melhor estrutura aos municípios praianos, com shows nacionais nas principais praias do Tocantins e muito entretenimento para os visitantes.

Nesses seis meses de 2023, foram realizadas ações na gestão do turismo que abrangeram as regiões turísticas do Tocantins. Os trabalhos de ordenamento e expansão do turismo envolveram todas as sete regiões. A Secretaria de Estado do Turismo também atendeu demandas de todos os municípios que buscaram orientação e respaldo para a execução de seus projetos, bem como realizou a reestruturação das instâncias de Governanças Regionais nas sete regiões turísticas a exemplo de Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Lagos e praias do Cantão, Serras e Lago, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios, o que resultou na inclusão de 35 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.

Capacitações e pesquisa

Com os objetivos de suprir a demanda do turismo local e aumentar a renda das comunidades, a Setur realizou, nos meses de maio e junho, uma série de capacitações do projeto Cama e Café nos municípios tocantinenses, principalmente nos que tiveram uma programação de temporada de praia, que consiste em um projeto de hospedagem alternativa que visa garantir a oferta de mais acomodações nas cidades.

Foram capacitadas 70 pessoas, de janeiro a junho, sendo que 86 leitos já estavam disponíveis para receber os turistas. A equipe técnica da Setur percorreu nove municípios, dentre eles: Tupiratins, Buriti do Tocantins, São Sebastião, Itaguatins, Maurilândia, Carrasco Bonito, Xambioá, Aurora e Almas.

 

No quesito pesquisa, durante o mês de julho, a Setur visitou 18 cidades com maior fluxo de turistas para realizar levantamento de dados sobre o perfil dos veranistas e da movimentação financeira dos barraqueiros e dos ambulantes que trabalharam durante a temporada. Um diagnóstico para medir a satisfação do público bem como a qualidade das estruturas oferecidas também foi realizado, durante a temporada de praia, em mais de 40 municípios.

Cadastur

A Setur também realizou visitas técnicas em municípios que compõem as regiões turísticas. A ação ocorreu nos estabelecimentos que estão incluídos no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) para lembrá-los da renovação do cadastro, além de sensibilizar os empreendimentos que ainda não fazem parte do sistema, gerenciado pelo Ministério do Turismo (Mtur). Nesse primeiro semestre, houve o cadastro inicial de 141 empreendimentos e três pessoas físicas (guias de turismo), além da renovação de 82 empresas. Foram realizados 380 atendimentos.

Participação e organização de eventos

O órgão também participou de diversos eventos como a 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia em 2023 (Fita); a Feira Agrosudeste – Agrotecnológica, realizada no município de Almas; a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), além da participação com estandes dos atrativos turísticos do Tocantins nas feiras e festas dos municípios.

Ainda no primeiro semestre, a Setur participou, ativamente, da construção do Plano Plurianual (PPA 2024/2027), nos desafios do eixo temático: Desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda. A participação no evento Mulheres das Águas 2, em Natividade, o apoio e o suporte para realização promocional, em âmbitos nacional e internacional, das principais regiões turísticas do Tocantins (Encantos do Jalapão, Serras e Lago), por meio da 9ª edição Rally do Jalapão; e a promoção turística com influenciadores digitais foram ações que também contaram com a presença da Setur.

Esse volume de ações, segundo o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, foi possível, porque o governador Wanderlei Barbosa tem uma administração voltada para a estruturação e a revitalização municipal, uma vez que seu trabalho tem, por meio de parcerias com os municípios, alavancando o turismo em todos os seus aspectos. “A nossa avaliação desses seis primeiros meses de 2023 de intenso trabalho é altamente positiva e tem superado as nossas expectativas na questão do fortalecimento da cadeia do turismo. Estamos finalizando uma temporada de praia com muito sucesso. Isso é fruto de um trabalho de união de forças por parte do Governo, parlamentares e dos gestores municipais”, ressalta o gestor, destacando ainda que uma das maiores características do Governo do Tocantins é a inclusão.

Hercy Filho acrescentou ainda que o governador Wanderlei Barbosa, empenhado em promover a geração de emprego e renda, vê no turismo um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins. “Nesse sentido, o governador nos deu todas as condições para impulsionar as ações em prol do ordenamento da atividade turística nas regiões. Um esforço conjunto de toda a equipe de técnicos da Setur, que se empenharam para desenvolver um trabalho sério e eficiente a fim de colher bons frutos, a médio e longo prazo”, concluiu.

Setur/Governo do Tocantins

Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp