Reunião entre representantes de diversas pastas do Governo e Serviço Geológico do Brasil tratou do potencial do Tocantins na mineração.
Governo do Estado e Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizaram, na manhã desta terça-feira (14), uma reunião para discutir o futuro da geociência e da mineração no Tocantins. Na ocasião, foi debatido o desenvolvimento de projetos de cooperação que visam desenvolver esse setor no Estado.
Para o diretor de geologia e recursos minerais da SGB, Francisco Valdir Silveira, projetos como esses podem auxiliar no desenvolvimento da economia e das cadeias produtivas de forma significativa e que podem beneficiar outros setores.
“São ações que irão fazer desse Estado um grande player do setor mineral brasileiro. Não tenho dúvida que nos próximos anos o Tocantins estará despontando dentro do Brasil como um dos seis ou cinco estados com produção dentro da área do setor mineral, principalmente dos minerais para a transição energética para a segurança alimentar”, disse.
O diretor de geologia e mineração da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Otton Nunes, acredita que a reunião é uma demonstração do potencial que o Tocantins tem dentro do setor de mineração brasileiro.
“Para nós é importante receber aqui o diretor de geologia do SGB, inclusive por demonstrar a potencialidade a importância do Estado no contexto nacional. Estamos muito felizes com as tratativas aqui desenvolvidas”.
O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, defende iniciativas que visam fomentar todo e qualquer setor econômico no Tocantins. “O Tocantins é privilegiado pelo potencial em diversos setores e a mineração é um deles. Com projetos como esse, que partem da cooperação de diversos atores de grande importância dentro do setor, conseguiremos atuar de forma mais eficaz. É importante apoiar todos os potenciais que nosso Estado possui, pois assim conseguiremos alcançar o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda para todos.
Também participaram da reunião o Procurador-Geral do Estado, Kledson de Moura Lima, e a presidente da Mineratins, Lina Ester.
Crédito nas fotos: Arthur Silva/Governo do Tocantins
Vinicius Venâncio/Governo do Tocantins