O assunto foi debatido entre o secretário Afonso Piva e representantes da Associação Comercial e Industrial e Rotary Clube de Araguaína.
Em agenda institucional em Araguaína, o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, reuniu-se, na quarta-feira, 25, com representantes da Associação Comercial e Industrial (ACIARA) e Rotary Clube de Araguaína. O objetivo foi alinhar uma parceria entre as entidades e o Governo do Tocantins, para a aquisição de uma unidade móvel, para coleta de sangue, na região norte do Estado.
Durante a reunião foi definido que o veículo será adquirido e doado pelo Rotary Club e empresários e repassado para uso da Hemorrede Tocantins, com manutenção e funcionamento sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). A unidade irá melhorar a estrutura física e a capacidade operacional da região e com isso aumentar o número de coletas de bolsas de sangue.
Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, “ficamos felizes com a iniciativa do Rotary e da ACIARA, em se mobilizarem para nos ajudar a salvar vidas. O Estado do Tocantins está aberto a parcerias como esta, que somam para a ampliação dos serviços de saúde à população”, afirmou.
O governador distrital do Rotary Club do Tocantins, Goiás e Distrito Federal, José Hilário Rodrigues, comentou que “foi proveitosa a reunião com o nosso secretário, porque portas se abrem e o Rotary Club tem a missão de servir a comunidade, e se a gente conseguir de fato implantar uma unidade móvel de captação de sangue vai ajudar muitas pessoas. Faremos a finalização dos projetos e como já temos a adesão do Estado, já iremos nos mobilizar para a aquisição”.
Para a Superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes, “a aquisição deste veículo possibilitará o aumento das coletas de sangue na região, fortalecendo o atendimento das demandas transfusionais. É um instrumento importante que contribui para que o estoque esteja continuamente normalizado. É um moderno posto de coleta de sangue sobre rodas para saúde itinerante”.
Trabalho da Hemorrede no Norte do Estado
Em 2022, as duas unidades de coleta da região Norte (Araguaína e Augustinópolis), captaram mais de 8 mil bolsas de sangue que atenderam 13 hospitais públicos e particulares.
Doação de Sangue
Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Os adolescentes precisam de uma autorização formal do responsável para doar.
O doador não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação e precisa ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. É importante estar bem alimentado e evitar comidas gordurosas no período de 3 horas antes da doação.
Foto: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
Karoliny Santiago/Governo do Tocantins