hora certa.

Ouça agora

Governo do Tocantins adquire monitores cardiotocógrafos para hospitais estaduais

A aquisição dos equipamentos faz parte da renovação e melhorias da rede hospitalar gerida pela SES-TO.

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) adquiriu dez novos monitores cardiotocógrafos fetal, um investimento de R$ 175 mil. Os aparelhos de última geração irão auxiliar na assistência obstétrica, permitindo a avaliação precisa da saúde fetal durante a gestação e o trabalho parto.

Sete unidades hospitalares receberão os aparelhos sendo elas: Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Augustinópolis (HRGAU), Hospital Regional de Miracema (HRM), Hospital Regional de Paraíso (HRPT), Hospital Regional de Guaraí (HRGUA), Hospital e Materno Infantil Tia Dedé (HMITD) e Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR).

A ginecologista e obstetra, diretora Clínica do HMDR Veruska Pinheiro do Amaral, destacou a importância desse equipamento para a assistência da gestante. “A cardiotocografia (CTG) é um exame utilizado para avaliar o bem-estar fetal, o aparelho registra a frequência cardíaca fetal, os movimentos corpóreos do bebê e as contrações uterinas. A entrega destes equipamentos nas unidades é muito importante durante essa assistência obstétrica, pois através dele conseguimos diagnosticar precocemente alterações na oxigenação fetal e com isso intervir de forma a evitar danos para o bebê”.

“O envio desse equipamento é um ganho para a população de Guaraí e região, por isso não podemos deixar de agradecer ao Governo do Estado, que tem tido esse olhar preocupado com a assistência dos usuários do SUS, esse equipamento irá nos auxiliar no atendimento das nossas gestantes”, afirmou o diretor geral do Hospital Regional de Guaraí, Claudio Reis de Oliveira.

A superintendente de Gestão Administrativa da SES-TO, Lisiara Vieczorek, explica que “a aquisição dos cardiotocógrafos além de suprir a necessidade das unidades que não possuíam o equipamento, irá substituir os aparelhos que já estavam obsoletos”.

 

Crédito:Dayana Nascimento/Governo do Tocantins

                                                              
Facebook
Twitter
WhatsApp