hora certa.

Ouça agora

Governo do Estado comemora avanços em projetos do Turismo e da Cultura

Sectur apresenta balanço de ações realizadas durante os 12 meses de gestão do Governador Wanderlei Barbosa.

 

 

Colocar o turismo em posição de destaque como força econômica e elevar as ações culturais como pauta prioritária. Partindo destas orientações, o Governo do Estado promoveu, nestes 365 dias de gestão do Governador Wanderley Barbosa, ações pontuais e projetos com impacto a médio e longo prazos que serão percebidos positivamente nos próximos meses.

Por meio da atuação da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), os esforços para promover o desenvolvimento pós pandemia da Covid-19 resultaram em benefícios para as comunidades das regiões tocantinenses, com a criação de oportunidades de investimentos, geração de emprego e renda, além da melhoria da qualidade de vida.

No Turismo, investimentos na ordem de R$ 9,8 milhões contemplaram projetos e programas com foco na retomada e desenvolvimento de novas atividades. Dentre estas ações está a sinalização turística dos atrativos das Serras Gerais, na região Sudeste do Estado. A iniciativa proporcionou o acesso à informação e mais segurança à comunidade em geral, aos empresários do setor e aos turistas.

Porém, o foco principal foi o planejamento, uma das bases para o desenvolvimento, bem como atividades de pesquisa, estudos e mobilização da comunidade que precisa estar preparada para receber os visitantes. “A sociedade tocantinense precisa ser beneficiada em primeiro lugar”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho, ressaltando o compromisso do Governador Wanderley Barbosa com o bem-estar da população.

Entre estas ações que servem de base para a implantação de projetos pontuais estão a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e o Inventário Turístico dos municípios das regiões turísticas Encantos do Jalapão, Serras Gerais, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras e Lago, Vale dos Grandes Rios e Bico do Papagaio. O Mapa é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo e define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.

Pesquisas de Perfil do Turista foram realizadas em oito municípios durante o período de temporada de praias no Tocantins, enquanto a Pesquisa de Perfil e Fluxo Turístico foi levada a 13 municípios que compõem as regiões turísticas do Jalapão e das Serras Gerais. O resultado destes levantamentos servirá de base para investimentos e melhorias para o setor.

A qualificação profissional é outro segmento trabalhado pela Sectur, que levou o Programa de Capacitação Tocantins Recebe Bem para comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, trade turístico e Polícia Militar. A Qualificação Hospedagem Cama e Café, visando fomentar a geração de renda por meio da hospedagem domiciliar, foi promovida em Peixe, Almas e Arraias, e um trabalho específico para fomentar o Etnoturismo nas comunidades indígenas foi levado a Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, na Região Turística da Ilha do Bananal.

O resultado desta última ação foi percebido e muito bem avaliado pelos participantes do Rally Sertões 2022, que pela primeira vez em sua história percorreu a maior ilha fluvial do mundo, que possui um imenso potencial para o turismo indígena e para a pesca esportiva.

Eventos

No campo da participação e apoio a eventos, o Governo do Estado manteve a tradição de receber o Rally Sertões, que neste ano registrou passagens pela Ilha do Bananal, por Palmas e Mateiros, no Jalapão, envolvendo diversas Pastas do Governo do Estado e parceiros institucionais.

A Sectur também marcou presença em eventos regionais e nacionais, como a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), em Palmas, a 5ª Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), em Almas, a 24ª Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas), a Festa da Rapadura, no Povoado Mumbuca (Mateiros), o Festival Folclórico de Parintins (Amazonas), a feira Pesca Trade Show, em São Paulo, o 1º Encontro de Etnoturismo da Amazônia, no Acre, o Campeonato de Pesca Esportiva, em Palmas. Vale ressaltar a participação na ABAV Expo, em Fortaleza, e no Festival de Turismo de Gramado (Festuris), em 2021.

Neste ano, a parceria entre Governo do Estado e a Associação Brasileira das Agências de Viagens no Tocantins resultou em um trabalho de grande repercussão na 49ª da ABAV Expo, realizada em Olinda (PE). O Estado se destacou com a maior caravana desta edição, com 155 participantes, entre empresários, jornalistas e técnicos de instituições parceiras e da Sectur.

Outra ação de grande relevância, que resultará em impacto positivo para o desenvolvimento do turismo na região central do Tocantins é o estudo para o mapeamento do lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo, por meio da Planta Batimétrica do Lago, que vai subsidiar o ordenamento do lago na implantação da sinalização turística náutica em torno das cidades de Porto Nacional/Luzimangues, Palmas e Lajeado, objetivando dar segurança para a realização de eventos náuticos nacionais e internacionais. Um investimento que contou com a parceria da Marinha do Brasil.

  

Cultura resgatada

Relegado por muitos gestores, o setor cultural foi reconduzido a uma posição de destaque pelo Governador Wanderley Barbosa. Com a gestão do Fundo Estadual de Cultural sob a responsabilidade da Sectur, com deliberação sobre a destinação dos recursos pelo Conselho de Política Cultural (CPC-TO), integrado por representantes da classe e poder público, foram aprovados nove projetos macro, que juntos somam R$ 16,2 milhões em investimentos.

“É a primeira vez que o Estado do Tocantins faz a destinação dos recursos do Fundo de Cultura para projetos aprovados pelos legítimos representantes do setor”, comemora o secretário Hercy Filho, ressaltado que o primeiro deles, o Edital Dona Miúda – Mestres, Mestras, Griôs e Grupos da Cultura Tradicional e Popular do Tocantins premiou 27 representantes de manifestações e iniciativas culturais, como estímulo à preservação de suas tradições.

Outros projetos estão em andamento, como resultado de um ano de trabalho, com previsão de início ainda neste ano: Avança Cultura – Fóruns de Cultura, visando a estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura; Encontro das Rabecas e Violas de Buriti, que visa a preservação e fomento ao uso deste instrumento tipicamente tocantinense; o Festival dos Festivais; Editais de Fomento e Circulação, para fomentar a produção e circulação de arte; o projeto Sexta Cultural, que contará com apresentações de diversos segmentos artísticos e de cultura popular tradicional terá início em novembro prevê a realização de 18 edições em 13 cidades.

No campo da recuperação de patrimônios públicos e arquitetônicos-culturais do Estado, estão em andamento os projetos de recuperação do Memorial Coluna Prestes; construção de pavilhão anexo ao Museu Palacinho, para abrigar o acervo museal e eventos culturais, e o projeto de recuperação de nove museus e prédios históricos localizados em municípios do interior do Tocantins, como Natividade, Arraias, Paranã, Dianópolis, entre outros.

Facebook
Twitter
WhatsApp