hora certa.

Ouça agora

Governador Wanderlei Barbosa visita sede do Google para conhecer ferramentas que desburocratizam serviços públicos

Gestor e comitiva foram recebidos por profissionais da gigante da tecnologia, em São Paulo, nesta quarta-feira, 10.

 

 

O governador Wanderlei Barbosa esteve nesta quarta-feira, 10, na sede da Google, em São Paulo (SP), onde conheceu ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela empresa que auxiliam na economicidade, desburocratização e agilidade na prestação dos serviços públicos. O objetivo é firmar parceria para modernizar a gestão pública do Estado do Tocantins.

A comitiva do Governo do Tocantins foi recepcionada por profissionais da Google que apresentaram os principais produtos da companhia que podem ser utilizados em parceria com entidades governamentais. O governador Wanderlei Barbosa destacou que o objetivo é utilizar as soluções tecnológicas para modernizar a gestão pública e melhorar os indicadores de inovação tecnológica do Governo. “Nós queremos fazer a integração de todos os nossos sistemas e implantar um governo digital e já fizemos convite para que a Google apresente todo esse conteúdo para nossos técnicos e servidores no Estado”, disse.

Diretores das plataformas de busca, armazenamento em nuvem, geolocalização, anúncios e educação da Google apresentaram os produtos e ferramentas que podem auxiliar a gestão na prestação de serviços públicos. Dentre os principais, estão mecanismos que facilitam a busca por vagas de emprego; localização de pontos de vacinação e outros serviços de saúde; e até uma ferramenta que auxilia no monitoramento e alerta de incêndios e queimadas.

Dados levantados pela Google demonstram que mais de 74% dos domicílios tocantinenses têm algum tipo de conexão com a internet e cerca de 80% dos cidadãos do Estado possuem aparelho celular. O vice-governador Laurez Moreira afirmou que a implementação de ferramentas tecnológicas de gestão pode ajudar a melhorar, também, esses indicadores. “Nós viemos em busca de inovação e tecnologia. Visitar a sede do Google no Brasil foi enriquecedor para nós que temos a obrigação de administrar o Estado do Tocantins”.

A agenda do Governo do Tocantins com a Google foi articulada pelo secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron, que destacou que “a digitalização e utilização de novas ferramentas é uma temática de todo o governo. Com essa visita, estamos buscando novas parcerias nesse sentido, para levar soluções ao Estado do Tocantins”.

A gerente de políticas públicas da Google no Brasil, Juliana Moura Bueno, disse que as soluções colaborativas disponibilizadas pela big tech para programas governamentais auxiliam na excelência operacional dos serviços públicos e ajudam a melhorar a experiência dos cidadãos. “Uma das missões da empresa é ajudar os governos a se digitalizarem, entregando melhores serviços públicos e soluções digitais para os cidadãos”.

Google for education

Um dos destaques da apresentação foi a plataforma Google for Education, que dispõe de um conjunto de soluções colaborativas online com o objetivo de ajudar alunos, professores, pesquisadores e instituições a promover um ensino de alta qualidade.

A ferramenta faz uso de Inteligência artificial e tecnologia adaptativa para individualizar a educação dos alunos e otimizar o trabalho dos professores.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, lembrou que o Governo do Tocantins já atua em parceria com a empresa nas escolas públicas. “A visita à Google foi muito importante para entendermos, também, como funciona a tecnologia, porque não é só o aparelho em si, mas sim toda a concepção por trás dele. São ferramentas que auxiliam o professor e ajudam a economizar tempo. Quando você leva a tecnologia pra escola de uma forma assistida por todos, desde o professor ao aluno, você vai melhorar o aprendizado melhor e otimizar o tempo. Então o professor precisa ver a tecnologia como uma ferramenta a seu dispor”, destacou.

 

 

Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp