Golpista simulou o pagamento da quantia anunciada pela venda e acabou subtraindo o veículo.
Na última quarta-feira, 6, a Polícia Civil do Tocantins, por meio de ação realizada pela Delegacia Especializada na Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), sob o comando do delegado-chefe da unidade, Rossílio Souza Correia, deflagrou na cidade de Paraíso do Tocantins, uma operação policial visando combater os golpes envolvendo a compra e venda de veículos automotores, a qual resultou na apreensão de uma motocicleta objeto do crime de estelionato, conhecido vulgarmente pelo nome de “Bem Bolado”.
Conforme explica a autoridade policial, o golpe é aplicado quando o criminoso atua de forma a induzir tanto o vendedor quanto o comprador a se enganarem, sendo o pagamento da venda do objeto direcionado para ele (estelionatário).
De acordo com as apurações da PC-TO, o crime teria ocorrido no último dia 4 de março, logo após a vítima anunciar sua motocicleta para venda em uma plataforma virtual, pelo valor aproximado de R$ 5.800,00. O criminoso então teria entrado em contato com a vítima, via aplicativo de mensagens, se passando por proprietário de uma pizzaria situada em Palmas e alegou interesse na compra do veículo, informando que iria mandar um suposto “funcionário” para olhar a motocicleta e após realizaria o pagamento via pix.
A vítima e o suposto funcionário se encontram em um supermercado da região da quadra 605 Norte, em Palmas, para que a motocicleta fosse apresentada. Minutos depois o estelionatário entrou em contato com a vítima e realizou a transferência do valor de R$ 5.300,00, acordados entre eles. “Ocorre que o criminoso encaminhou um comprovante de pix falso à vítima, e esta já teria feito a entrega da motocicleta quando percebeu que os valores não caíram em sua conta. Foi então que constatou que havia caído em um golpe”, informou o delegado Rossilio.
Diante dos fatos, a vítima procurou a Polícia Civil e registrou um Boletim de Ocorrência, na manhã da última quarta-feira, dia 6. Imediatamente a equipe de policiais da Delegacia Especializada deu início às investigações e diligências com o objetivo de identificar os envolvidos no golpe e localizar a motocicleta.
Após diversos levantamentos, os policiais civis da DERFRVA localizaram a motocicleta na cidade de Paraíso do Tocantins. O veículo estava em posse de uma pessoa que também teria sido vítima do estelionatário, realizando um pix para a conta do criminoso, achando que estaria comprando a motocicleta.
Diante das circunstâncias, a equipe da unidade especializada apreendeu o veículo, identificou e qualificou os envolvidos/testemunhas e apreendeu a motocicleta, bem como todas as informações das diligências à autoridade policial da DERFRVA, para as medidas cabíveis e necessárias à continuação das investigações.
O delegado Rossílio Souza Correia ressaltou que o crime de estelionato, mais precisamente o conhecido por “Bem Bolado”, vem ocorrendo com frequência em Palmas e ressaltou a importância da verificação de todas as informações e procedências dos veículos antes de realizar a compra.
“É muito importante que toda pessoa que queria adquirir um bem, sobretudo, um carro ou motocicleta, se cerque de todas as garantias possíveis de procedência do bem e procure saber da idoneidade do possível comprador, a fim de evitar ser mais uma vítima de golpes como o Bem Bolado”, frisou a autoridade policial.
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins