Ouça agora

Estudantes do Tocantins podem se inscrever na Olimpíada de Matemática da Unicamp

Podem participar estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, e do ensino médio, de escolas públicas e particulares.

 

 

 

Estão abertas, até 13 de abril, as inscrições para a Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), voltada para estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Esta é a 40ª edição da competição, realizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc).

Um dos diferenciais da competição é a participação em grupo com equipes formadas por três estudantes e um professor responsável. A proposta da OMU é que os participantes discutam e busquem juntos soluções para os problemas e desafios apresentados.

A Olimpíada possui três fases. As duas primeiras são realizadas de forma virtual e com duração de uma semana cada. A terceira fase é presencial na Unicamp, em Campinas-SP, assim como a cerimônia de premiação com entrega de medalhas de ouro, prata e bronze.

As avaliações são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio). As provas são dissertativas e além da correção tradicional, também são avaliadas a qualidade do texto e argumentação, de maneira comparativa.

Para as equipes de escolas públicas, a taxa de inscrição é de R$ 60,00 (por equipe). Alunos da rede pública, cujas famílias sejam beneficiárias do programa Bolsa Família devem solicitar, até dia 5 de abril, a isenção da taxa de inscrição. Já para as equipes de escolas particulares, o valor é de R$ 180,00.

Cronograma

A primeira fase online ocorrerá de 23 a 29 de abril. A segunda, também online, de 4 a 10 de junho. Já a terceira fase, de onde sairão os grupos medalhistas, será realizada presencialmente na Unicamp, no dia 31 de agosto. No dia 1º de setembro, acontece a cerimônia de premiação também em Campinas.

Os estudantes do ensino médio que chegam à fase final terão a oportunidade de realizar uma prova individual. Os medalhistas terão a chance de ingressar em 10 cursos de graduação da Universidade de Campinas pelo edital de Vagas Olímpicas, uma das mais importantes da América Latina.

O edital prevê ingresso pela OMU nos cursos de engenharia física, física médica, física, matemática, matemática aplicada e computacional, matemática (licenciatura), física (licenciatura), engenharia de transportes, estudos literários e farmácia.

Inscrições e mais informações no site: www.olimpiada.ime.unicamp.br

(Crédito – Mari Rios)

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp