hora certa.

Ouça agora

Em seis cidades, equipe da área de Qualidade da Agência de Metrologia fiscaliza mais de 12.700 produtos certificados

Números são das ações rotineiras do mês de novembro com a fiscalização de produtos e mercadorias têxteis.

 

 

 

 

Tanto para as empresas, quanto para os consumidores, é de extrema importância a atuação da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que visa garantir qualidade, segurança e confiabilidade dos produtos oferecidos nos estabelecimentos comerciais no Estado.

Nesse sentido, a área da Qualidade e Avaliação da Conformidade da Agência está sempre em campo, fiscalizando estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas no Tocantins, em especial, no que diz respeito às mercadorias certificadas, que são aquelas que devem ter o Selo Inmetro.

No mês de novembro, os agentes metrológicos da área realizaram 58 visitas técnicas em seis municípios do Tocantins: Palmas, Porto Nacional, Fátima, Aliança do Tocantins, Santa Rosa e Silvanópolis, totalizando 2.036 ações de fiscalização e 12.773 produtos fiscalizados. Desse montante, 22 produtos – Adaptadores – apresentaram irregularidades (ausência do Selo Identificação da Conformidade Inmetro) e foram apreendidos. Também foram recolhidos produtos têxteis para análise laboratorial.

Qual a importância da fiscalização da área de Qualidade

Regulamenta e fiscaliza diversos setores, visando proteger o consumidor e promover um ambiente de negócios justo e seguro.
A certificação é o instrumento de proteção ao consumidor, o qual atesta que o produto cumpre os requisitos das Normas ou Regulamentos Técnicos. A certificação compulsória (obrigatória) é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco. Esses produtos são fiscalizados pela Agência de Metrologia no momento da sua comercialização e, por isso, devem conter a marca do Inmetro. Dentre os produtos certificados estão brinquedos, eletrodomésticos, eletroportáteis, dispositivos elétricos, extintores de incêndio, entre outros.

A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira destaca que “o trabalho da área de Qualidade da Agência é fundamental para a harmonia nas relações comerciais de consumo, especialmente por proporcionar credibilidade à sociedade”, informa a gestora da pasta.

Fotos: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Cejane Borges / Governo do Tocantins

Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp