Encontro teve como foco a importância da sustentabilidade e da conscientização ambiental para a gestão adequada das atividades pesqueira e agropecuária.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por intermédio da Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental (DPQA) e da Unidade Regional de Gurupi participou, nessa segunda-feira, 26, de uma roda de conversa sobre licenciamento ambiental e legislação para a pesca profissional no Tocantins. Promovido pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX), o evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Paranã.
O encontro teve por objetivo fornecer uma explanação técnica sobre o licenciamento e a legislação relacionados à pesca profissional no Estado, além de discutir as causas e os impactos do uso de defensivos agrícolas nas proximidades dos recursos hídricos. A discussão enfatizou a importância da sustentabilidade e da conscientização ambiental para a gestão eficaz das atividades pesqueira e agropecuária.
O fiscal ambiental Romário Maracaípe, ressaltou a importância do evento para os setores da pesca e agropecuária, que são pilares da economia local. “O encontro foi extremamente relevante, pois abordou as responsabilidades compartilhadas entre esses setores e como implementar mecanismos eficazes para garantir a sustentabilidade dessas atividades, preservando os recursos naturais e promovendo o desenvolvimento socioeconômico aliado à responsabilidade socioambiental”, frisou.
O evento contou com a participação de diversos representantes de instituições, incluindo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Sindicato Rural de Paranã e membros da Colônia de Pescadores local.
Crédito da foto e sugestão de legenda
Evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Paranã – Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Por Andréa Marques/Governo do Tocantins