hora certa.

Ouça agora

Direitos de pessoas com deficiência é tema de Conferência Municipal em Porto Nacional

Etapa intermunicipal ocorreu no Vicentão e debateu propostas para garantia de direitos desse público.

 

 

Porto Nacional sediou na última sexta-feira, 10, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Vicentão, promovida pelos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, etapa intermunicipal, objetivando “assegurar e promover igualdade, exercício dos direitos e liberdades fundamentais”, como destacou a secretária de Assistência Social e de Habitação, Keila Viana, durante abertura da Conferência.

 

Esta etapa foi organizada pela coordenação da Casa dos Conselhos, coordenador Manoel Brito, juntamente com o Conselho Estadual (Coede), vinculado à Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju).

A presidente do Coede, Nádia Flausino da Seduc, durante sua fala abordou o ‘Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil mais incluso’, tema da Conferência.

Para ela, o evento é um momento “de fomentar e apoiar todas as ações que façam buscas da defesa da pessoa com deficiência e apoiar essa Conferência é importante para discutir propostas e levantar estratégias para as próximas a nível estadual e nacional”.

Programação

A Conferência contou com leitura e aprovação do Regimento Interno pelos delegados, discussão das propostas pelos grupos de trabalho divididos em eixos com debates sobre estratégias para manter, aprimorar e assegurar a participação das pessoas com deficiência em todos os eixos da sociedade, além da eleição dos delegados para a etapa estadual e nacional.

Contou também com tradução em Libras para deficientes auditivos, tendo a participação dos secretários municipais da Cultura, da Educação e do Esporte, conselheira estadual de Araguaína, alunos da Escola Municipal Celso Alves Mourão que fizeram uma apresentação cultural, presidente da Associação Regional da Pessoa com Deficiência, Nilo Negre, assistidos da Apae, a cadeirante e usuária do SUS, Regina Pereira, representando a sociedade civil, entre outros.

(Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins)

Por Márcia Rosa – Governo do Tocantins – 13.11.2023

Facebook
Twitter
WhatsApp