Deputado Federal Antonio Andrade destina R$ 500 mil para APAE de Araguaína

Ação parlamentar visa fortalecer a assistência à instituição que é referencia no exame do teste do pezinho.

 

 

O Deputado Federal Antonio Andrade anunciou nesta quinta-feira, 24 de agosto, a destinação de R$ 500 mil em recursos para a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Araguaína. A medida busca reforçar o atendimento na instituição para a realização do exame do teste do pezinho. No estado do Tocantins, todos os 139 municípios concentram o exame na APAE de Araguaína.

A APAE desempenha um papel fundamental na comunidade, fornecendo educação, reabilitação e apoio social a pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Através de programas educacionais e terapêuticos, a instituição busca promover a inclusão e a autonomia dos assistidos, possibilitando um desenvolvimento pleno e integrado.

Antonio Andrade ressaltou a importância do trabalho realizado pela APAE de Araguaína e o compromisso de sua atuação parlamentar em apoiar iniciativas que beneficiam diretamente a população. “É uma satisfação imensa poder contribuir para uma instituição tão importante como a APAE, que realiza um trabalho excepcional em prol das pessoas com deficiência e suas famílias. Essa destinação de recursos visa fortalecer a realização do teste do pezinho. Todos os municípios tocantinenses concentram a realização do exame na APAE”, afirmou.

A diretoria da APAE de Araguaína demonstrou gratidão pelo apoio recebido e destacou que todas as crianças irão realizar o exame. “O recurso impactará positivamente a vida das crianças que atendemos”, disse Silvia Rodrigues, presidente da instituição.

Também participaram da agenda a Coordenadora de Inclusão da instituição, Valéria Domingues, e Marly Balbino, coordenadora da Capacitação de Recursos.

O que é o Teste do Pezinho?

O teste do pezinho feito no recém-nascido é um método utilizado para detectar complicações graves, incluindo diversos distúrbios metabólicos e hormonais que são assintomáticos no nascimento, mas podem trazer riscos caso não sejam diagnosticados e tratados precocemente.

Diversos exames são realizados durante o pré-natal para diagnosticar doenças, como o ultrassom morfológico. Mas o teste do pezinho possibilita identificar condições que não podem ser detectadas nos exames durante a gravidez.

 

Assessoria de Comunicação – Deputado Federal Antonio Andrade.

Facebook
Twitter
WhatsApp