São 60 vagas para o curso de formação e os interessados vão fazer teste de aptidão física nas Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar.
Será nesta terça-feira, 30, o Teste de Aptidão Física dos candidatos às 60 vagas para o Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF). A realização é do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, e os aprovados vão prestar serviços voluntários na prevenção e combate aos incêndios florestais, e vão ser remunerados conforme os dias trabalhados.
Cada um dos inscritos escolheu em qual Unidade Operacional do CBMTO fazer o TAF, que terá início às 07h, de caráter classificatório e eliminatório. É recomendado que o candidato chegue um tempo antes da prova, munido de documento de identidade original e de atestado médico original conforme as regras estabelecidas no Edital do certame.
“Ao realizar o TAF, a gente avalia como está a capacidade física do candidato, pois a prova a ser aplicada é uma das atribuições básicas de um brigadista de combate a incêndios em vegetação, ou seja, ele precisa estar sempre se deslocando durante um combate a incêndio florestal levando uma bolsa com água (Bomba Costal) e um equipamento com peso equivalente a 24 quilos”, explicou o tenente-coronel Alex Matos Fernandes, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar.
O candidato terá que caminhar dois mil e quatrocentos metros, transportando uma bomba costal cheia d´água, de aproximadamente 24 quilogramas.
O prazo máximo para conclusão da prova é de 30 minutos. Sem correr. Será considerado apto, aquele que completar o TAF até o limite do tempo máximo estabelecido, ganhando a nota conforme o tempo cronometrado: acima de 30 minutos, inapto; entre 27’01” e 30’00”, apto (07,0 pontos); entre 25’01” e 27’00”, apto (07,5 pontos); entre 23’01” e 25’00”, apto (08,0 pontos); entre 21’01” e 23’00”, apto (08,5 pontos); entre 19’01” e 21’00”, apto (09,0 pontos); entre 17’01” e 19’00”, apto (09,5 pontos), abaixo de 17’00”, apto (10,0 pontos).
“A gente avalia, assim, a resistência muscular e aeróbica, e a capacidade cardiorrespiratória do candidato. É uma atividade que exige uma certa condição física e agilidade, pois no combate a incêndio florestal, o brigadista precisa estar pronto para percorrer trechos que na maioria das vezes passa de 1km ou mesmo distâncias maiores e ainda transpor algum obstáculo pela frente”, adiantou o comandante.
Parceria
A realização do certame se dá por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), que está repassando o total de um milhão e trezentos mil reais ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.
TAF nas Unidades
Todas as provas terão início às 7h, nas Unidades Operacionais do CBMTO onde houve candidatos inscritos.
Em Palmas, será na Pista de Atletismo da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Em Porto Nacional, sede da 5ª Companhia de Bombeiros Militar/1º BBM, será na Orla da Matriz, na Avenida Beira Rio (ao lado da quadra de esportes). Em Paraíso do Tocantins, sede da 3ª CIA/1º BBM, será na Rua Bernardino Maciel, nº 149 (ao lado da Praça do BASA). Em Araguaína, sede do 2º BBM, a prova será no próprio Batalhão, na Rua Deusariana Ayres S/Nº, Setor das Autarquias Estaduais. Em Araguatins, sede da 3ª CIA/2º BBM, será na Pista de Corrida do Estádio Municipal, na Avenida Castelo Branco, Vila Cidinha. Em Colinas do Tocantins, sede da 2ª CIA/2º BBM, na Rua Zelda Gudis, S/Nº, Setor Santa Maria, próximo a Escola de Tempo Integral Professora Odete Carvalho dos Santos.
Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins