hora certa.

Ouça agora

Corpo de Bombeiros Militar assina com Prefeitura de Porto Nacional, parceria para instalação de Colégio Cívico-Militar

A inauguração da ETI Francisco Pinheiro de Lemos e a assinatura do termo de cooperação técnica ocorreram nesta sexta-feira, e vão beneficiar 400 alunos, diretamente.

 

 

Porto Nacional passa a ser a terceira cidade no estado a contar com um modelo de educação Cívico-Militar dirigido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Nesta sexta-feira, 16, o Setor Porto Imperial, na zona urbana do município, recebeu oficialmente a estrutura da Escola de Tempo Integral Francisco Pinheiro de Lemos, com sua inauguração e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, entre a corporação e a Prefeitura.

A Escola de Tempo Integral ficou com as obras paralisadas por sete anos e, com a conclusão feita pelo prefeito Ronivon Câmara, o Corpo de Bombeiros Militar foi convidado a ofertar o modelo pedagógico já implantado na ETI “Margarida Lemos Gonçalves”,  em 2009, em Palmas, e na “Jardernir Jorge Frederico”, no começo do ano passado, em Araguaína.

 

“Essa é também a nossa forma de contribuir com a sociedade, para formar e educar a juventude. Sempre tem algo que podemos fazer e, para nós, enquanto instituição militar, é de muita valia”, destacou o coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, ao assinar o Termo de Cooperação Técnica.

 

A estrutura em Porto Nacional tem capacidade para atender 400 alunos. As matrículas já foram abertas e estão em fase final de fechamento, com prioridade para crianças da região do Setor Porto Imperial. Contudo, a Prefeitura prevê que estudantes de várias partes da cidade serão contemplados.

 

“É um sentimento de conquista para nós, entregarmos esta escola numa região que necessita muito de uma estrutura como esta, de Tempo Integral e isso vem a calhar com uma situação positiva, que é a parceria com o Corpo de Bombeiros, ofertando o modelo Cívico-Militar”, expôs o prefeito Ronivon Câmara.

“Entendemos que a Corporação é importante neste processo e, o comando-geral, de prontidão, fechou conosco esta parceria. Estamos confiantes que isso vai avançar ainda mais na educação em Porto Nacional”, completou Ronivon.

 

Em escolas anteriores, o CBMTO chegou depois, quando o Governo do Estado já ofertava um modelo educacional. Na ETI Francisco Lemos, o Corpo de Bombeiros Militar está no processo desde o começo e, assim, os estudantes vão chegar para as aulas sem passar pelas mudanças nas questões disciplinares, com uso de uniforme e o tratamento entre colegas, professores e instrutores, diferentes do que é oferecido no formato tradicional.

 

E mais, o modelo a ser ofertado é o de Colégio Esportivo, em que o foco é o desenvolvimento de atletas, por isso serão oferecidos treinamentos em algumas modalidades.

 

Na parte disciplinar, a unidade escolar terá instruções militares ministradas pelo Corpo de Bombeiros, como civismo e primeiros socorros, além do desenvolvimento de liderança nas salas de aula.

 

Homenagem

Ao homenagear Francisco Pinheiro de Lemos, a Prefeitura busca manter viva a memória de um cidadão portuense, nascido em 07 de agosto 1912, e, que, segundo o executivo municipal, teve relevantes serviços prestados à sociedade.

 

A cerimônia de inauguração e assinatura do Termo de Cooperação Técnica contou com a presença do neto de Francisco, Robson Pinheiro.

 

“Para a nossa família é uma satisfação imensa ver essa homenagem, com o nome do nosso avô ser reconhecido e por sua trajetória, seus serviços prestados. Esta é uma excelente escola e agora com parceria com esta instituição de tamanha credibilidade que é o Corpo de Bombeiros Militar. Isso nos deixa muito orgulhosos”, finalizou Robson Pinheiro.

 

Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp