Com slogan “Paz no trânsito começa por você”, Governo do Tocantins prepara lançamento da campanha Maio Amarelo 2024 no estado

A solenidade de abertura está prevista para acontecer na terça-feira, 30, no auditório do Palácio Araguaia.

 

 

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realizará às 9h da próxima terça-feira, 30, a solenidade de abertura da campanha Maio Amarelo 2024, no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.

Na ocasião, será apresentada a programação das atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês, que tem como objetivo alertar a população sobre os altos índices de sinistros de trânsito em todo o Tocantins. Na segunda-feira, 6, e terça-feira, 7, será a abertura da campanha nas cidades de Araguaína e Gurupi, respectivamente.

A campanha Maio Amarelo 2024 marca os 11 anos do movimento e tem como tema “Paz no trânsito, começa por você”, buscando estimular toda a sociedade a pensar e refletir sobre a necessidade e a importância da gentileza no trânsito, incentivando uma mudança de atitude e comportamento dos condutores e demais usuários das vias.

Para isso, será realizado um conjunto de ações, como blitzes, caminhadas, passeios com entrega de materiais didáticos, peças teatrais temáticas, entre outras mobilizações necessárias voltadas à promoção da conscientização e educação para o trânsito, ao longo do mês de maio, em diversos municípios tocantinenses.

O presidente do Detran Tocantins, Willian Gonzaga, lembra que a campanha do Maio Amarelo tem sido uma importante ferramenta na busca pela redução de sinistros de trânsito e conscientização de toda a população acerca da gravidade do problema que a temática envolve. “Estas ações tem o objetivo de mobilizar toda a população tocantinense por um trânsito mais seguro com menos vítimas, preservando vidas e contribuindo para a construção de vias públicas mais pacíficas e ordeiras”, evidenciou o presidente.

Dados (Gerência de estatística do Detran Tocantins)

Frota de veículos no Tocantins- 880.708 veículos (2024)

Ocorrência de sinistros- 5.399 sinistros de trânsito em 2023

Mortes – 581 óbitos em decorrência de sinistros de trânsito em 2023.

Programação

 

30/04 – Solenidade de abertura no Palácio Araguaia

02/05 e 03/05 – blitz educativa

06/05 – Solenidade de abertura em Araguaína

07/05 – Solenidade de abertura em Gurupi

08/05 a 10/05 – Palestras e teatros em escolas e empresas

14/05 a 17/05 – Palestras e prestação de serviços na Agrotins

20/05 – Blitz educativa

21/05 a 23/05 – Festival de trânsito nas escolas

24/05 – Blitz educativa

26/05 – Passeio Ciclístico

27/05 a 29/05 – Palestra e teatro em escolas e empresas

Maio Amarelo

A campanha Maio Amarelo é uma ação internacional que tem a finalidade de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ações para segurança no trânsito, assim, o mês de maio se tornou referência mundial na divulgação e avaliação dos resultados.

Órgãos

O Detran Tocantins contará com o apoio de diversos órgãos da esfera pública nestas ações que integrarão o Maio Amarelo 2024: Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Agência de Obras, Infraestrutura e Transportes (Ageto), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO).

O apoio destas pastas do governo, cada uma dentro das atribuições institucionais, descentraliza as atividades do movimento e amplia o alcance da mensagem das ações da campanha.

Serviço

Lançamento da Campanha Maio Amarelo 2024

Palmas

Data: 30/04

Horário: 09h

Local: Praça dos Girassois – Auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos

Araguaína

Data: 06/05

Horário: 09h

Local: ETI Domingos da Cruz Machado – Rua 15, nº 28 Quadra 113 – Setor Nova Araguaína

Gurupi

Data: 07/05

Horário: 08h30

Local: Centro Cultural Mauro Cunha

Detran Tocantins/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp