Realizada na Câmara Municipal, abertura da caravana contou com palestras e atividades educativas voltadas à comunidade.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), deu início nessa quinta-feira, 28, à Caravana do Meio Ambiente, no município de Dianópolis, região sudeste do Estado. A iniciativa tem como objetivo promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis junto à comunidade.
A abertura contou com a presença do gestor da pasta, Marcello Lelis, da deputada estadual Cláudia Lelis, do vice-prefeito de Dianóplis, Hormides Rodrigues, da prefeita de Taipas, Maria do Socorro, prefeito de Chapada de Natividade, Hélio Dionísio, a de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira, vereador de Dianópolis, Antônio Quirino, do secretário de meio ambiente do município, Bilsan Rodrigues de França, entre outras autoridades.
Durante a solenidade, o secretário Marcello Lelis destacou que a criação da Caravana surgiu da necessidade de ampliar o debate sobre meio ambiente em todas as regiões do Tocantins.
“Temos levado a política ambiental do Tocantins para o mundo, onde ela é respeitada. Agora sentimos a necessidade de descentralizar essa discussão, aproximando-a das comunidades locais, das escolas e dos municípios do interior, para fortalecer ainda mais essa política pública”, afirmou.
Lelis também apresentou as ações de combate ao fogo por meio do Projeto Foco no Fogo – integrado ao Plano de Controle e Combate aos Incêndios Florestais. O secretário fez ainda uma breve explanação sobre o funcionamento do Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins (Redução das Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal). Segundo ele, o governador Wanderlei Barbosa “tem dado total apoio às políticas ambientais, sempre atento à preservação e à sustentabilidade”.
Palestras e atividades educativas
O evento também contou com palestras voltadas à comunidade. A diretora de Planejamento e Gestão em Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, apresentou técnicas de transformação de lixo orgânico em adubo, diferentes métodos de compostagem e a utilização desses adubos em hortas familiares. Ela ainda destacou a importância da destinação correta de resíduos eletrônicos.
A Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, por sua vez, apresentou ações de monitoramento da água, o projeto Plantando Água e os trabalhos dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Manuel Alves e Rio Palma.
Também foi ministrada uma explanação pela diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh sobre a relevância da educação ambiental para a manutenção do clima equilibrado e de ecossistemas saudáveis.
O vice-prefeito de Dianóplis elogiou a iniciativa do governo do estado com a realização da Caravana que teve sua largada no município. “ Para nós é um prazer tratar deste tema tão importante para nossa comunidade“, comemorou.
Lixão Zero
Na ocasião, o secretário Marcello Lelis, acompanhado da diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, participou da 12ª Reunião do Grupo de Trabalho do Programa Lixão Zero, que contou com a presença de secretários da área ambiental dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) do Vale do Rio Manuel Alves.
Na pauta, foram discutidas a implantação e operação do aterro sanitário, bem como a aplicação dos recursos do BNDES na construção e instalação da Central de Beneficiamento, Processamento e Comercialização de Resíduos Recicláveis.
O secretário reiterou que os lixões a céu aberto são uma grande fábrica de doenças e um grave problema ambiental. Marcello Lelis lembrou ainda que, dos 139 municípios tocantinenses, apenas 29 destinam corretamente seus resíduos sólidos. “Isto é um grande desafio para a política ambiental do nosso Estado, que precisa ser enfrentado”, enfatizou.
Por Fábia Lázaro/Governo do Tocantins