O formato de trabalho permitiu que o Comando Geral estabelecesse equipes para as principais festas no estado, sem deixar de atender as ocorrências de rotina.
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins encerrou na manhã desta quarta-feira, 14, sua estrutura operacional extra montada para atender durante as cinco noites de Carnaval em todas as regiões do estado. O trabalho compunha a operação integrada de carnaval determinada pelo governador Wanderlei Barbosa, onde, além do CBMTO, também fizeram parte as demais forças de segurança.
O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, estabeleceu com o alto comando da corporação uma atuação focada nas festividades das principais cidades, sem deixar de atender as ocorrências do dia a dia.
Para tanto, houve o emprego de 44 viaturas e 50 bombeiros militares em escala extra, além de outros 50 bombeiros militares cumprindo as escalas ordinárias, ou seja, em cada turno de serviço, eram cem socorristas empenhados nas atividades.
“Foi graças à compreensão do governador Wanderlei Barbosa, que nos permitiu a escala extra de mais 50 bombeiros militares, que conseguimos cobrir alguns pontos onde não temos Unidades Operacionais ainda, a exemplo de Taquaruçu, Luzimangues e Guaraí. Isso foi fundamental para alcançarmos a nossa meta e atender bem a todos”, explicou o comandante-geral.
O coronel Ornelas ainda afirmou que “cada bombeiro deu seu melhor durante a operação e isso garantiu um dos mais tranquilos carnavais do nosso estado”.
“Nosso efetivo foi distribuído de forma adequada e assim pôde cobrir as principais localidades, levando o atendimento e a comodidade àqueles que saíram de casa para brincar o carnaval durante as cinco noites. E, além de agradecer o empenho da nossa tropa, também agradecemos aos cidadãos que aproveitaram a festa de forma responsável e sadia”, completou o comandante.
As ações do Corpo de Bombeiros Militar cobriram todas as regiões do Tocantins, realizando 310 atendimentos durante as cinco noites, sendo 121 de atividades preventivas em locais de grande concentração de públicos e ocorrências que levaram o socorro adequado àqueles que necessitaram da atuação.
“Mas nos locais de Carnaval não houve ocorrências de grande vulto, que necessitasse do empenho das equipes de forma incisiva. Em alguns pontos, muitos bombeiros encerraram suas escalas sem qualquer tipo de ação, tamanho foi a tranquilidade e a ordem durante o carnaval”, concluiu o comandante.
Crédito: Divulgação/CBMTO
Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins