A inteligência artificial tem transformado a medicina, trazendo avanços como diagnósticos mais precisos e cirurgias menos invasivas. No Centro de Cirurgia Robótica da Rede Medical, em Palmas, a tecnologia do robô da Vinci® X tem sido utilizada em 25 procedimentos, promovendo uma recuperação mais rápida e segura para os pacientes.
Durante pouco mais de dois meses, desde a inauguração, o Centro de Cirurgia Robótica da Rede Medical, localizado no Hospital Medical Santa Thereza, em Palmas, já realizou 25 cirurgias utilizando o robô da Vinci® X, uma tecnologia de ponta que tem revolucionado a prática médica na região. As intervenções incluem 11 procedimentos urológicos, quatro cirurgias do aparelho digestivo e duas herniorrafias, todas com excelentes resultados.
Inaugurado oficialmente no dia 04/06, o centro realizou sua primeira cirurgia no dia 17 do mesmo mês. Sob a coordenação do Dr. Hamilton Franco Filho, urologista e uro-oncologista, o espaço não só marca um avanço tecnológico significativo para o Tocantins, mas também estabelece um novo padrão de cuidado cirúrgico. “Já temos vários médicos certificados para operar o robô, e outros 20 estão em processo de habilitação, o que mostra o nosso compromisso em expandir e melhorar o acesso a essa tecnologia inovadora”, afirma o Dr. Hamilton.
O robô da Vinci® X é reconhecido mundialmente por suas avançadas tecnologias, como a visão 3D HD e o sistema Firefly, que permitem uma precisão milimétrica nas cirurgias. Essa tecnologia traz inúmeros benefícios para os pacientes, incluindo menor dor pós-operatória, redução significativa de perdas sanguíneas e uma recuperação mais rápida. Esses fatores tornam a cirurgia robótica uma opção cada vez mais procurada por pacientes que buscam tratamentos eficazes com menor tempo de recuperação.
O funcionamento do robô é comandado por um cirurgião que opera a partir de um console, utilizando uma plataforma que proporciona imagens em 3D de alta definição. Esse sistema permite movimentos amplos e precisos das pinças cirúrgicas, resultando em incisões menores e menos invasivas. “O Da Vinci X facilita a vida do cirurgião, proporcionando uma segurança incomparável nos procedimentos e melhorando significativamente o pós-operatório”, destaca Guilherme Coutinho, CEO da Rede Medical Palmas.
Para o CEO, o Centro de Cirurgia Robótica da Rede Medical reforça o compromisso da instituição em trazer o que há de mais moderno para a área da saúde no Tocantins. “Com o sucesso dos procedimentos já realizados e a certificação crescente de profissionais, o centro promete continuar a ser um pilar de inovação e excelência no cuidado médico, beneficiando cada vez mais pacientes com tratamentos seguros, precisos e tecnologicamente avançados”, finaliza Guilherme.
Com maior utilização nas áreas da urologia, ginecologia e cirurgia geral, a operação robótica pode beneficiar pacientes na diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório, na diminuição de perdas sanguíneas durante o procedimento, no menor tempo de permanência no hospital e, ainda, oferecer a oportunidade de retorno mais rápido às suas atividades diárias. Em cirurgias de próstata, por exemplo, há uma visão mais detalhada de estruturas fundamentais para otimizar a preservação da potência sexual e incontinência urinária. Já em cirurgias ginecológicas, o robô é um aliado importante no tratamento de condições como a endometriose.