A operação foi avaliada como positiva pela Agência.
Encerrando o cronograma de execução de blitzs previstas de fiscalização no trânsito de vegetais que foram iniciadas no primeiro semestre deste ano e percorreu as regionais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), foi concluída nesta quinta-feira, 10, a última etapa da ação. Desta vez, aconteceu na Regional de Palmas e Porto Nacional, onde foram abordados cerca de 80 veículos e não foi registrada nenhuma ocorrência.
As blitzs aconteceram no posto da Polícia Rodoviária Estadual em Luzimangues e na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional, onde motoristas que transportavam cargas de vegetais receberam orientações sobre a legislação de trânsito de vegetais.
Para o responsável técnico pelo Programa Estadual de Trânsito de Vegetais da Adapec, Antônio Nogueira, as blitzs trouxeram ao longo do ano um resultado positivo, pois, foram registradas poucas ocorrências e “tivemos a oportunidade de orientar os condutores sobre a legislação de trânsito de vegetais e coibir o trânsito de produtos irregulares no Tocantins,” disse.
Na operação, os inspetores e fiscais de defesa agropecuária verificaram cargas de vegetais, documentações de produtos que possuem restrições quarentenárias como citrus e banana, entre outros.