hora certa.

Ouça agora

Após picada de aranha-marrom,mulher sofre necrose na mão e fica com tendão exposto; secretaria faz alerta

Ela recebeu alta e agora faz um tratamento para tentar recuperar os movimentos da mão. Número de acidentes graves com aranhas quase dobrou no Tocantins em relação ao ano passado.

 

 

Pelo menos 500 pessoas sofreram acidentes com aranhas no Tocantins em 2022. A assessora parlamentar Raucirene Rodrigues, moradora de Porto Nacional, perdeu o movimento do polegar após ser picada na mão por uma aranha-marrom. O veneno causou uma ferida grave, fazendo até o tendão ficar exposto.

O acidente aconteceu em novembro. Ela contou ao site que estava trabalhando quando começou a sentir um incômodo na mão esquerda. Ao voltar para casa, percebeu um pequeno ponto vermelho no local e pensou que fosse um furúnculo.

A servidora relata que não conseguiu dormir direito devido à dor e na manhã seguinte a mão amanheceu bastante vermelha. Ela foi atendida na UPA, mas a situação foi se agravando e três dias depois decidiu procurar outro hospital.

“O médico plantonista olhou e disse que seria picada de uma aranha. Internou, fez exames e deu que foi picada de uma aranha-marrom”, contou.

Raucirene ficou dez dias internada e passou por procedimento para retirar toda a parte que sofreu necrose. Ela recebeu alta e agora faz um tratamento para tentar recuperar os movimentos da mão.

“Ficaram expostos o tendão e o nervo do dedo. É um procedimento com anestesia local para cobrir o nervo. Também já fui ao centro cirúrgico, tiraram líquido da medula e colocaram no dedo para ativar as células”, contou.

“Está sendo um tratamento bem dolorido e lento. O médico está com esperança, perdi o movimento do dedo. Não vi a aranha, mas um do médico me relatou que ela é muito rápida e a gente não sente”.

Secretaria emitiu alerta

 

O número de acidentes com aranhas quase dobrou no Tocantins em relação ao ano passado, saltando de 270 para 530. Devido ao aumento dos casos a Núcleo de Zoonoses e Animais Peçonhentos (NZAP) – órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) – emitiu um alerta para a população.

Os casos considerados graves, causados por aranhas que apresentam riscos à saúde, subiu de 70 em 2021 para 130 em 2022. Levando em consideração outros tipos de aracnídeos que não causam danos graves à saúde, os números são ainda maiores: 200 notificações em 2021 e 400 em 2022.

A maioria das notificações acontece nos períodos chuvosos, fase em que as aranhas abandonam seus abrigos naturais à procura de abrigo em lugares quentes.

Em casos de acidentes com animais dos grupos aranha armadeira, aranha-marrom, e viúva negra, deve-se procurar um médico para ser administrado o antiaracnídeo. O soro é disponibilizado pelo Ministério da Saúde conforme a necessidade que o Estado.

Atualmente, no Tocantins, não são todos os municípios que tem acesso a esse soro, apenas hospitais e pontos de referência de antivenenos.

“Deve-se dedicar especial atenção aos quintais, pois é a primeira área de atração para aracnídeos. Manter os quintais e terrenos limpos e sem entulhos. Além de manter o quintal limpo, deve-se manter residências arejadas e iluminadas para evitar o aparecimento desses animais”, explica a técnica da SES, Lídia Alves.

“Deve-se dedicar especial atenção aos quintais, pois é a primeira área de atração para aracnídeos. Manter os quintais e terrenos limpos e sem entulhos. Além de manter o quintal limpo, deve-se manter residências arejadas e iluminadas para evitar o aparecimento desses animais”, explica a técnica da SES, Lídia Alves.

Facebook
Twitter
WhatsApp