Formação amplia capacidades de resgate e ações táticas realizadas pelos profissionais.
Rafael Tagori, perito oficial e médico do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do Tocantins, participou da 18ª Capacitação para Socorrista Tático, promovida pelo Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro (RJ). O curso, realizado entre os dias 1º e 15 de novembro deste ano, contou com a presença de profissionais de segurança de diversas regiões do país.
Tagori é o primeiro perito oficial da Polícia Civil do Brasil a concluir a formação, conquistando o primeiro lugar em sua turma. Além dele, apenas um delegado no Estado também possui a capacitação de Socorrista Tático. A capacitação incluiu disciplinas voltadas para ações táticas, como abordagem de viaturas, uso de materiais não letais, revista e abordagem de pessoas, além de conduta de patrulha.
A parte prática e técnica abrangeu ainda treinamentos em resgate e socorro, como balística de combate, direção de viaturas e outras atividades essenciais para a atuação em situações críticas. Para o perito, o aprendizado obtido será integrado às operações realizadas no Tocantins, fortalecendo a capacidade de resposta da segurança pública do Estado em cenários de alta complexidade.
“Participei do curso com o objetivo de fortalecer minha capacitação técnica e operacional, visando à excelência nas atividades de proteção à população. Todo o conhecimento adquirido nesses 15 dias será compartilhado com a equipe, pois acreditamos na importância de disseminar as informações recebidas”, afirmou.
Larissa Mendes / Governo do Tocantins
|