A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu 428 doses, que foram aplicadas em quatro municípios tocantinenses.
Dentro das ações estratégicas do Governo do Tocantins, para garantir uma saúde pública cada dia melhor, o Estado está entre os quatro entes federativos a aplicar 100% das doses de vacina contra a monkeypox. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) distribuiu todas as 428 doses recebidas do Ministério da Saúde, em 2023 e os quatro municípios beneficiados realizaram a devida aplicação de 100% dos imunizantes.
A vacina contra a MPOX ou ‘varíola dos macacos’ como é popularmente conhecida foi entregue a Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso do Tocantins. “Até o momento o Ministério da Saúde não sinalizou quando virão novas doses, mas a situação do Tocantins é confortável em relação à doença, que não tem confirmação de casos em 2024”, afirmou a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena.
Além do Tocantins, Pará, Pernambuco e Sergipe também realizaram a aplicação de todas as doses. Vale destacar que o público-alvo da vacinação contra MPOX, é composto por pessoas vivendo com HIV/AIDS e a imunização delas foi realizada pelos Serviços de Atendimento Especializado (SAE), para pessoas vivendo com HIV/AIDS.
“Esta é mais uma conquista da população, que segue protegida. Vale destacar o empenho das equipes da Secretaria de Estado da Saúde e das secretarias municipais das cidades beneficiadas, que trabalharam para que a população fosse imunizada”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Dados
Dados epidemiológicos da SES-TO apontam que em 2023, foram notificados 351 casos de monkeypox, destes, houve a confirmação de 13 casos. Já neste ano houve seis notificações e nenhum caso confirmado.
Erlene Miranda-Governo do Tocantins