Os hospitais regionais de Miracema e Augustinópolis foram as primeiras unidades a iniciarem os trabalhos.
“Sou professora e estou sem trabalhar por causa do meu problema de saúde e tinha cinco tem dois anos que eu aguardava esta cirurgia. Graças a Deus, fiz a consulta pelo Estado em dezembro e hoje, acabei de ser atendida e agora espero ter uma vida normal, livre de dores, pois nem calça eu conseguia vestir mais”. O relato é da pedagoga Sirlene Pereira Batista, moradora de Palmas, a qual foi a primeira paciente atendida com cirurgia eletiva, nos mutirões promovidos pelo Governo do Tocantins, em 2024. O procedimento ocorreu na sexta-feira, 05, no Hospital Regional de Miracema (HRM).
Além de Sirlene, mais 13 mulheres foram atendidas no primeiro mutirão do ano, que ocorreu ao mesmo tempo que o mutirão do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), na região do Bico do Papagaio. “Há anos sofro de endometriose e ovário policístico e há dois anos que iniciei o processo para fazer uma cirurgia. Fiquei muito feliz em já começar o ano resolvendo meu problema de saúde. Agradeço ao Governo por estes mutirões, que tem ajudado muitas pessoas”, afirmou Jucimara Rocha, também atendida no HRM.
“Estou muito feliz em fazer minha cirurgia logo no início do ano. Quero agradecer a todos que me atenderam aqui no Hospital Regional de Augustinópolis, onde estou sendo muito bem tratada e se Deus quiser, logo receberei alta e vou me recuperar em casa”, afirmou Iraneide Alves de Sousa, moradora de São Sebastião, atendida no primeiro mutirão do HRAUG, em 2024.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto, esteve em Miracema, acompanhando o mutirão e falou sobre os objetivos de 2024. “Vim pessoalmente ver o atendimento, pois é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, que estejamos dentro dos hospitais, ouvindo a população e promovendo um Sistema Único de Saúde cada dia melhor. Fiquei muito feliz em ver tantas mulheres que já começam o ano com suas vidas transformadas para melhor e vamos continuar com o trabalho de intensificação das eletivas, pois é uma necessidade do nosso povo”.
O trabalho citado pelo gestor da SES-TO, já resultou em mais de 30 mil pessoas atendidas com cirurgias eletivas, de outubro de 2021 até dezembro de 2023. Só no ano passado, 18.020 pessoas saíram da fila de espera por procedimentos. Uma ação coordenada pela Secretaria, que mantém convênios com os municípios, contratualização de hospitais privados e incentivo às equipes multiprofissionais da Pasta, por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH – Cirúrgico/OperaTocantins).
Mutirões
Para o mês de janeiro, já estão programados mutirões de cirurgias eletivas nos Hospitais Regionais de Arapoema, Xambioá, Porto Nacional, Guaraí, Pedro Afonso e Dianópolis.
Aldenes Lima/Governo do Tocantins