Ação visa aferir se o equipamento de medição está em conformidade com a velocidade permitida nas vias.
A equipe técnica da área de Instrumentos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está realizando a aferição de radares de trânsito que passaram por reparos.
A ação atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Inmetro nº 544/2014, referente à obrigatoriedade de verificação de radares de velocidade em instrumentos de medição de velocidade.
De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, “os radares são equipamentos que orientam os motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes”, destaca a gestora.
Instrumentos passaram por reparos e devem ser verificados
De acordo com os técnicos de instrumentos da Agência de Metrologia, os instrumentos medidores que estão sendo aferidos nas rodovias do Tocantins permitem a velocidade entre 40 Km e 80 km nas vias públicas urbanas e rodovias.
O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.
Para fazer essa vistoria dos radares, um veículo oficial da Agência de Metrologia passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes em cada radar, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.
Para o funcionamento, os instrumentos medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.
É importante que os motoristas estejam atentos ao isolamento do trânsito durante a Verificação Inicial dos radares, que dura em média uma hora e vinte minutos.
Quinta-feira, 26 de Outubro
11h00 – TO-050 KM 433,77 – Arraias
15h00 – TO-337 KM 381,2 – Palmeirópolis
Fotos: Brenda Ramos/Governo do Tocantin
Cejane Borges / Governo do Tocantins