Regionais de Porto Nacional e Palmas se reúnem para discutir sobre educação do campo e quilombola no Tocantins

O 1º encontro regional segue até sexta-feira, 20, na Escola Família Agrícola em Porto Nacional.

 

 

 

Representantes das Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Porto Nacional e de Palmas reuniram-se nesta quinta-feira, 19, em um encontro formativo para discutir sobre a construção da proposta de educação do campo e quilombola do Estado do Tocantins. O 1º encontro regional segue até sexta-feira, 20, na Escola Família Agrícola, em Porto Nacional.

A reunião tem como objetivo a criação de uma proposta político pedagógica para as escolas do campo e quilombola, com a finalidade de alinhar o currículo e o funcionamento destas unidades de ensino. O 1º encontro regional está sendo ministrado pelo coordenador geral do projeto e professor do curso de Educação do Campo da  Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) , Ubiratan Francisco de Oliveira. Estão participando dos trabalhos as superintendentes Regionais de Educação de Porto Nacional, Araildes Almeida, e de Palmas, Maristélia Alves.

Anteriormente foi elaborado um diagnóstico das 48 escolas do campo e quilombolas da rede estadual pela UFNT , que visitou todas as unidades escolares para conhecer a realidade local e promover discussões sobre essas políticas.

“Esse projeto irá fortalecer as escolas para trabalharem com mais autonomia em relação ao currículo e às leis. É uma ação que será base para a criação de leis que beneficiem a educação do campo e quilombola”, destacou a gerente dos Povos Tradicionais e Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Walquiria de Sousa Milhomem.

Segundo a técnica da EJA, Campo e Quilombola da SRE de Porto Nacional, Elena Câmara, com sete escolas do campo, para a regional “é um grande privilégio sediar o encontro de construção da proposta que possibilitará mudanças no currículo destas escolas e a melhoria da qualidade do ensino no Tocantins”, ressaltou.

Na segunda etapa, será realizado encontro em Araguaína, nos dias 26 e 27 de outubro, para atender às escolas do Norte com uma oficina para alinhamento das ideias sobre os conceitos e princípios da educação e dos marcos legais. Haverá ainda um momento de reunião com representantes de todas as escolas.

Créditos: Ravena Santiago/Governo do Tocantins

Ravena Santiago/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp