No Dia do Fisioterapeuta, SES-TO destaca a dedicação e trabalho dos profissionais

No SUS tocantinense, os fisioterapeutas atuam em âmbito hospitalar e nos serviços de reabilitação.

 

 

Dizem que o fisioterapeuta tem o privilégio de transformar a dor em alegria. No dia 13 de outubro é comemorado o Dia do Fisioterapeuta, data em que foi regulamentada a profissão em 1969. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), aproveita para destacar a dedicação e o profissionalismo destes profissionais que atuam nas unidades hospitalares do Estado e nos Centros e Serviços de Reabilitação (SCERs).

O fisioterapeuta no âmbito hospitalar atua no atendimento de pacientes internados para prevenir complicações respiratórias, neurológicas, motoras e outras. Já nos SCERs trabalham na recuperação de pacientes traumatizados e no estímulo às pessoas com deficiência.

A coordenadora geral do serviço de fisioterapia do Hospital Geral de Palmas (HGP), Cirlei Bezerra da Silva explica que “nossa equipe atua na reabilitação de funções dos membros do corpo, e oferece suporte em todo processo de aceitação e superação após o trauma sofrido. Mostramos ao paciente que retomar a sua vida normal é possível como a rotina de trabalho, estudo e atividades de lazer além de suas relações sociais e familiares em determinados casos de maneira adaptada. Cada profissional contribui com seu empenho e dedicação aos usuários, ajudando a enxergar um novo horizonte”.

Como forma de homenagear os profissionais que atuam  na unidade, no início do mês, o HGP realizou a Semana da Fisioterapia, com apresentação de coral, acupuntura, barra de access, massoterapia, palestras de terapia integrativas e outros.

Fisioterapia e dedicação

Dentre os diversos profissionais que fazem a diferença todos os dias nos hospitais está a fisioterapeuta Marci Rehder Coelho Sobreira, que atua no HGP, na sala de cinesioterapia. “Eu trabalho auxiliando na área de analgesia em pacientes , acompanhantes e servidores. Faço parte de uma equipe de fisioterapeutas que reabilitam os pacientes internados no HGP. Cada especialidade tem suas reabilitações particulares. A sala de cinesioterapia dispõe de recursos para auxiliar a reabilitação dos usuários como órteses de membros inferiores e superiores, andador, muletas e bengalas. Fisioterapia para mim é o símbolo de amor e dedicação em prol do próximo”, enfatizou.

O paciente Magno Ferreira é um dos inúmeros pacientes beneficiados com o suporte da equipe de fisioterapia. “Eu cheguei da UTI, estava debilitado, não conseguia andar, comecei a fazer sessão de exercícios e estou andando, falando. Só tenho gratidão a todos estes profissionais que fizeram muito pela minha reabilitação”, declarou.

Crédito:Luciana de Barros/Governo do Tocantins

 

                                                              

 

Facebook
Twitter
WhatsApp