Bombeiros alertam sobre riscos de acidentes durante período de férias

No último domingo, 23, uma colisão entre veículos leves deixou sete pessoas mortas na TO-080.

 

O que era para ser um passeio de férias, se tornou uma tragédia sem precedentes para pelo menos duas famílias que perderam entes em um grave acidente na TO-080, próximo de Divinópolis, região central do Tocantins, na tarde deste domingo, 23. De acordo com informações de populares, prestadas ao Corpo de Bombeiros Militar, os dois veículos bateram de frente após uma tentativa de ultrapassagem.

Quando chegaram ao local, os bombeiros militares da 3ª Companhia de Paraíso do Tocantins, subordinada ao 1º Batalhão, encontraram três vítimas em óbito dentro de cada veículo, e foram informados de que duas vítimas com ferimentos graves havia sido transportadas para o Hospital de Divinópolis. Após a chegada da Polícia Técnico-Cientifica, os militares se dividiram em duas equipes para retirada dos corpos. Por volta das 18h, o trabalho de desencarceramento foi concluído, e, então, realizada a limpeza da pista e remoção de destroços que estavam espalhados pela rodovia.

Com um bom planejamento de viagem, algumas fatalidades podem ser evitadas, defende o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Alex Matos Fernandes. “Neste período de férias e de temporada de praias, muitas famílias estão se deslocando para curtir os finais de semana durante o mês de julho, seja para visitar parentes, amigos ou mesmo curtir um local novo, seja ela à beira-mar, praias de rios, hotéis, fazendas ou outro local de descanso. Esses deslocamentos merecem bastante atenção e cuidado. Por quê? Para que acidentes de trânsito sejam evitados e situações desagradáveis não venham a acontecer. É importante, ao deslocar-se em seus veículos, fazer o planejamento da sua viagem, onde serão as paradas, onde vai ser o local de descanso, ou pernoite, o horário que vai sair, e manter o planejamento”, explica o comandante.

“Outro ponto importante é fazer a revisão ou as revisões do veículo, verificar os pneus, todos aqueles detalhes que precisam ser conferidos para que a viagem seja com a devida segurança. Porque do planejamento? Devido ao fato de que uma viagem (trajetos a serem percorridos) bem planejada, evita aquele desespero de chegar fora do horário ou não conseguir cumprir o trecho em tempo, conseguindo viajar sem usar altas velocidades, mantendo assim a segurança, não somente para o condutor, mas de todos os passageiros e outros usuários da via”, alerta Matos.

NA BR-153 

No início da noite da última sexta-feira, 22, bombeiros militares da 2ª Companhia de Colinas, subordinada ao 2 º Batalhão, realizaram atendimento a uma ocorrência com três vítimas gravemente feridas, entre elas um menino, que, aparentemente, tinha menos de 10 anos.  O acidente aconteceu por volta das 19h, a cerca de 15 km entre Colinas e Brasilândia, quando a moto que transportava os dois adultos e a criança se chocou com um carro de passeio. As três vítimas foram transportadas para o Hospital de Colinas.

No domingo, ainda na BR-153, por volta das 11h da manhã, entre Paraíso e Barrolândia, uma carreta que transportava toneladas de papel A4 capotou em uma curva. Bombeiros militares da 3ª Companhia de Paraíso do Tocantins realizaram o atendimento às três vítimas que estavam no veículo, um casal e uma criança.Todas tiveram ferimentos leves, sendo duas delas levadas pelos bombeiros militares ao Hospital Regional de Paraíso, e a terceira vítima atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Crédito:Gisele Bedin/Governo do Tocantins

Divulgação/CBMTO

Facebook
Twitter
WhatsApp