Caravana ‘Nesse verão não desvie o olhar!’ contou com o apoio da Rede de proteção dos municípios de Paranã e de Peixe nesta temporada de praia.
Com o objetivo de sensibilizar pais e turistas sobre cuidados durante a temporada de praias, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) promoveu entre os dias 14 e 15, blitzen de conscientização sobre a primeira infância, criança e adolescente nas praias de Paranã e de Peixe, sul do estado.
Com o tema ‘Nesse verão não desvie o olhar!’, as gerências de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Promoção dos Direitos da Primeira Infância Primeiro da Seciju, em parceria com a Secretaria da Educação, percorreram estabelecimentos comerciais e abordaram banhistas com uma caravana que contou com a participação das prefeituras, secretarias municipais de assistência, conselheiros tutelares, conselhos municipais e centros de referência de assistência social (Cras).
Não desvie o olhar
A ação percorreu as duas praias levando mensagens de cuidados com desaparecimento, abuso e violência sexual, trabalho infantil, canais de denúncias, além da distribuição de pulseiras de identificação para crianças de até seis anos e fixação de cartazes em todas as barracas nas praias.
Ação também vai percorrer as praias da Capital, nos dias 20 e 21 de julho.
Cronograma
Além das praias, a equipe deu suporte à Rede de proteção dos municípios com palestras ministradas pelo gerente da Primeira Infância e psicólogo, Vanilson Pereira que abordou temas como cuidados com a primeira infância, marco legal e políticas públicas; apoio aos municípios com as metas do Selo Unicef; Plano Municipal pela Primeira Infância; atendimento de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência, entre outros.
“O Governo cumpre seu papel ao promover ações preventivas de proteção integral às crianças e aos adolescentes contra todas as formas de violências, o que aumenta a proteção. A ação foi extremamente positiva e com aceitação da população que ouviu atentamente as orientações repassadas durante as blitzen”, avaliou a superintendente de Administração dos Sistemas de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroildes Miranda.
(Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins)
Por Márcia Rosa/Governo do Tocantins – 17.07.2023