Quase 6 mil hectares foram regularizados pelo Itertins, oferencendo segurança jurídica para produtores da região sudeste do Tocantins.
“São mais de 30 anos na espera por esse documento e finalmente este dia chegou”, comemora o agricultor Luiz dos Santos, que recebeu o Título Definitivo da sua propriedade, nessa quarta-feira, 28, durante a Audiência Pública do Plano Plurianual (PPA) 2023/2027, em Taguatinga. No evento, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins), entregou 104 títulos definitivos rurais, beneficiando 140 famílias na região sudeste do Tocantins.
São cerca de 6 mil hectares, localizados no loteamento Taguatinga, situados na zona rural do município, que foram abrangidos nesta etapa. O governador em exercício, Laurez Moreira, destacou que a regularização fundiária é uma pauta importante no governo estadual. “Estamos entregando esses títulos para diversos produtores agrícolas que agora vão melhorar a sua produção”, destacou.
“Desde 2021, já conseguimos regularizar aqui Taguatinga, mais de 17 mil hectares de terras, um trabalho contínuo que o governador Wanderlei Barbosa faz questão de cobrar agilidade para fomentar o desenvolvimento da região”, ressalta o presidente do Itertins, Robson Figueiredo.
Para o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, esta política pública traz tranquilidade ao produtor rural. “Com o título, o produtor vai ter acesso aos financiamentos bancários para melhorar a sua produção, beneficiando o nosso município”, relatou.
Nascido e criado na propriedade recém regularizada, o lavrador Gerson Cizerdito Cardoso da Silva relatou que a família está muito feliz e satisfeita com o trabalho realizado pelo Itertins. “Podemos nos tranquilizar porque a terra é nossa e vai ser uma herança para os filhos e netos, agora teremos o registro da propriedade”, comemorou emocionado