hora certa.

Ouça agora

Vacinas contra meningite e HPV tem público alvo ampliado

A vacina meningocócica ACWY será ofertada temporariamente para adolescentes de 11 a 14 anos e a contra o HPV para os meninos de 9 a 14 anos.

 

 

O Ministério da Saúde (MS) ampliou o público alvo de imunizantes importantes. Desde setembro a vacina contra meningite ACWY é ofertada temporariamente para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos. Já os meninos de 9 a 14 anos poderão se vacinar permanentemente contra o HPV. Todas essas vacinas estão disponíveis nas mais de 300 salas de vacinação, localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 139 municípios tocantinenses.

A enfermeira da Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Telma Regina Rodrigues explica que “pesquisas apontam que a vacina meningocócica demonstra uma resposta imune mais robusta nos adolescentes, e com as baixas coberturas vacinais percebe-se um aumento na incidência desta doença, sendo necessário o reforço nas coberturas vacinais, única forma de proteger a população infantil como os adolescentes”.

Com relação à vacina contra o HPV, a ampliação incluiu meninos de 9 e 10 anos. A vacinação para este agravo passa a ser ofertada para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo. A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

O que é HPV

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

 

Laiany Alves/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp