Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foram vacinadas contra a brucelose, 389,6 mil bezerras entre 3 e 8 meses de idade.

 

 

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta quinta-feira, 19, o resultado da segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose realizada em 2022. A campanha encerrou no último dia 31 de dezembro do ano passado e segundo os dados, foram vacinadas um total de 389.641 bezerras entre três e oito meses de idade, atingindo índice vacinal de 95,36% das bovídeas.

De acordo com a Adapec, os produtores rurais que deixaram de vacinar as bezerras com a vacina Cepa B19 serão autuados pelo órgão com multa no valor de R$ 5,32 por fêmea não vacinada e R$ 127,69 pela não declaração e, além disso, terão a ficha cadastral bloqueada até a apresentação da declaração de vacinação com a vacina Cepa RB 51.

“Para executar a vacinação com a Cepa RB 51, o produtor rural deve procurar um médico veterinário cadastrado na Adapec para fazer a vacinação dos animais e emitir o atestado do ato para comprovação junto à Agência e desbloqueio de ficha de movimentação,” explicou a responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT).

De acordo com a Adapec, a brucelose está sob controle no Tocantins, graças aos bons índices de cobertura vacinal que o Estado vem conquistando nos últimos anos.

Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins, 19 de janeiro de 2023

 

 

Anúncios

Recentes