Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Araguaína foi a cidade do estado com maior saldo (161)  na geração de empregos em janeiro de 2022.

 

Com saldo positivo de 817 novos postos de trabalho gerados em janeiro de 2022, o Tocantins inicia o ano como o 4º colocado entre os estados da região norte do país na geração de empregos formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira, 10.

O Caged registrou em janeiro deste ano 8.946 trabalhadores admitidos e 8.129 desligados, o que confere o saldo de 817. Para a gerente do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, o saldo positivo trás boas expectativas para o ano e reforça aos trabalhadores em busca de uma oportunidade que diariamente o Sistema Nacional de Empregos (Sine) oferece uma média de 500 vagas e para conclama “O mercado está aquecido, as oportunidades existem e quem está a procura de emprego precisa estar atento ao seu cadastro no Sine mantendo-o sempre atualizado e selecionando vagas que sejam condizente com suas habilidades”.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, comemora os dados e explica: “Recentemente também tivemos acesso a base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilio (PNAD) e ela também aponta a recuperação do mercado de trabalho em nosso Estado. Essas medidas nos animam a continuar trabalhando para apoiar o cidadão tocantinense na busca por sua autonomia”. Declara o gestor.

Setores da economia que mais geraram emprego

Os dados do Caged em janeiro mostram o setor de

Transporte, Armazenagem e Correio com saldo positivo de 266 postos aberto. O setor de Informação, Comunicação e Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas com saldo positivo de 228 postos abertos. E a Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura com saldo positivo de 202 novos postos.  Já a Construção Civil registrou o saldo negativo de -281 postos de trabalho no referido mês.

 Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

Na capital Palmas foram abertos 107 novos postos de empregos. Em Araguaína registrou-se um saldo de 161 novos postos e em Gurupi 129 postos de trabalho.

Sobre o  Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sine Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo Estado (Palmas; centro e Taquaralto, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso,Guaraí, Dianópolis e Araguatins) . O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Vagas disponíveis no Sine

O Sine Tocantins têm registrado diariamente mais de 500 oportunidade em seu painel de vagas. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil

Outro meio de acessar o serviço é pelos seguintes e-mails e números de Whatsapp. Em Palmas, pelo WhatsApp: 3218-1957 ou e-mail:

vagasinepalmas@gmail.com; em

Paraíso, pelo WhatsApp (63) 3602-3340 ou e-mail: vagasineparaiso@gmail.com; e em Gurupi, pelo WhatsApp (63) 3351-2477 ou e-mail sinegurupivagas@hotmail.com

Nas mensagens enviadas a esses contatos devem conter nome completo do interessado, número do CPF e nome da mãe.

Nas demais unidades do Sine o contato só pode ser feito por telefone convencional os números podem ser acessados no site da Setas https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego/contatos-do-sine-tocantins-/

Contatos

Araguaína – 34143634 (8h às 18h)

Araguatins – 34741100 (8h às 14h)

Paraíso – 36023340 whatsapp (8h às 14h)

Porto Nacional – 33632717 (8h às 14h)

 

 

Anúncios

Recentes