hora certa.

Ouça agora

Tocantins participa da Mostra Nacional de Experiências Exitosas para recuperação das coberturas vacinais

Os Estados apresentaram ações e iniciativas para ampliar os índices de imunização no Brasil.

 

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realiza em Brasília, nesta quinta-feira, 18, uma reunião conjunta com os técnicos de Epidemiologia e Comunicação em Saúde de todos os Estados da Federação, para compartilhar a “Mostra da Gestão Estadual do SUS de Experiências Exitosas para recuperação das coberturas vacinas do país.

O Tocantins apresentou seu trabalho em pôster. A coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena, trouxe o Plano Estadual de Vacinação 2023 que possui articulação intersetorial – municípios, conselhos, secretarias e judiciário na busca do aumento das coberturas vacinais, com ações nos eixos de comunicação e mobilização, jurídico e operacional.

“Como resultado temos ótimos índices no dia D Estadual de Vacinação. Dos 139 municípios, 135 (97,12%) aderiram à ação de mobilização do dia D estadual de vacinação. Das 316 salas de vacinação habilitadas para funcionamento 259 (81,96%) estavam abertas para atender a população no dia D estadual e um total de 23.239 doses de vacinas foram aplicadas”.

A Coordenadora complementa que o trabalho interinstitucional com a Secretaria de Estado da Educação e Ministério Público Estadual (MPE/TO) para implementação da Lei Estadual n° 3.521, dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula escolar.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra falou sobre a oportunidade de conhecer as realidades de outros Estados e ver suas experiências que podem ser adaptadas à realidade do Tocantins. “Todas as apresentações reforçam a necessidade de aumentar a credibilidade do Programa Nacional de Imunizações, que vem sendo atacado, uma política que por anos salvou milhares de vidas deve ser valorizado”.

O Diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde (MS), Eder Gatti reforçou o compromisso de todos na busca pela ampliação das coberturas vacinais. “O Governo federal está articulando estratégias que inclui ampliação do apoio aos Estados e municípios, aumento de recursos e precisamos que todos se envolvam. Essas experiências servirão de base, mas temos que buscar soluções, trabalhar diferente para buscar nossas populações”, enfatizou.

Laiany Alves – Governo do Tocantins

 

                                                              
Facebook
Twitter
WhatsApp