hora certa.

Ouça agora

Tocantins é contemplado com investimentos na expansão das linhas de transmissão de energia elétrica

Empresas vencedoras de leilão do Governo Federal, realizado em 2023, foram autorizadas a iniciar a implementação de projetos no Tocantins, melhorando a capacidade energética e abrindo novas oportunidades para o Estado.

O Governo do Tocantins participou, nessa quarta-feira, 3, da cerimônia de assinatura dos contratos de transmissão de energia com as empresas vencedoras do leilão conduzido pelo Governo Federal, em 2023. O Tocantins será um dos cinco estados do Brasil que receberão investimentos possibilitados pelas novas concessões. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, e o governador Wanderlei Barbosa foi representado pelo secretário Extraordinário de Representação do Tocantins, Carlos Manzini Júnior.
Este foi o maior leilão de transmissão da história do país. Os contratos têm previsão de investimentos de R$ 21,7 bilhões em 4.471 km de linhas de transmissão, nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. As obras em todos os estados estão programadas para durar de 60 a 72 meses e devem gerar quase 37 mil empregos, entre diretos e indiretos. Os investimentos contribuirão para ampliar a capacidade de interligação entre as regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil.
O Tocantins faz parte do plano de investimentos da multinacional chinesa State Grid, vencedora de um três lotes leiloados. O grupo Energisa realizou o mapeamento das regiões em crescimento no Estado e está incorporando essas áreas em seu planejamento de expansão.
O diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alankardek Ferreira Moreira, destacou os impactos econômicos da assinatura dos contratos.”Os investimentos vão permitir a melhora dessa capacidade energética do Tocantins e dará novas oportunidades para que empresários comecem a explorar os empreendimentos que estão mapeados. Com a assinatura dos contratos, esses empreendedores já estão aptos para dar início na implementação do projeto no nosso Estado o que vai gerar novos empregos, ampliar a renda e criar novos negócios locais nas regiões onde haverá obras de para instalação das novas redes”, enfatizou.
Crescimento econômico 
O secretário da Secretaria de Indústria do Comércio e de Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, esclareceu que a empresa já realizou um alinhamento com a Sics e que os investimentos são essenciais para o desenvolvimento do Programa de Impulsionamento da Indústria do Comércio e de Serviços (Pics). “O Tocantins está caminhando para um sólido processo de industrialização, e esses investimentos são essenciais. O objetivo estratégico do Pics, é que até o ano de 2030, a contribuição do setor industrial para a composição do Produto Interno Bruto do Estado, que hoje é de 11,2%, chegue até 22%”, ressaltou.

 

(Crédito fotos: Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins) 
Lidieth Sanchez/Governo do Tocantins
Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp