hora certa.

Ouça agora

Tocantins destaca Dia Mundial em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho

Tocantins destaca Dia Mundial em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho.

 

A SES-TO divulga esta data em prol  da defesa da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para chamar a atenção sobre a grande incidência deste tipo de agravo e seu impacto social

Laiany Alves – Governo do Tocantins

A cada 50 segundos um acidente de trabalho é notificado no Brasil. Nos últimos 10 anos, o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) registrou 33.568 óbitos por acidente de trabalho no Brasil. No Tocantins, em 2022, já foram notificados 708 casos e 12 óbitos, com maior incidência em pessoas do sexo masculino. No ano de 2021 houve 49 óbitos por esta causa no Estado.

As atividades econômicas com maior registro de acidentes de trabalho no Tocantins estão relacionadas à área da saúde, seguidas pela construção civil e agronegócios, atingindo a população economicamente ativa de 20 a 64 anos. O sexo masculino é mais atingido pelo agravo, cinco acima do registrado no feminino.

Para tentar reduzir esses números, a Lei 11.121 instituiu o dia 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção aos agravos.

Para a gerente da Saúde do Trabalhador/CEREST da SES-TO, Magna Dias Leite, “infelizmente o Brasil é considerado um recordista mundial em acidentes de trabalho. Este é um problema não só para o acidentado ou para o empresário, é uma questão social. O impacto de uma morte, de uma invalidez permanente ou temporária decorrente do trabalho é sentido por todos. Nesse sentido, as questões que associam saúde e trabalho deixam de se relacionar exclusivamente à relação entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da saúde pública”.

A SES-TO é comprometida em garantir a saúde do tocantinense, incluindo a população trabalhadora, por isso realiza ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) deste agravo por meio da área técnica de Saúde do Trabalhador (GST) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Tocantins (CEREST), em conjunto com CEREST Regional Araguaína, CEREST Municipal Palmas e os 139 municípios.

Acidentes de trabalho

Acidente de trabalho são todos os ocorridos por causas não naturais, compreendidas por acidentes e violências, que ocorrem no ambiente de trabalho ou durante o exercício do laboral. Eles ocorrem quando o trabalhador estiver realizando atividades relacionadas à sua função ou a serviço do empregador e ainda representando os interesses do mesmo (típico). Podem ocorrer no percurso entre a residência e o trabalho provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar a perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho e morte.

As 10 ocupações com maior frequência de notificações de acidente de trabalho, no Brasil, de 2012 a 2021, são: pedreiro, trabalhador agropecuário em geral, técnico em enfermagem, alimentador de linha de produção, faxineiro, servente de obras, motorista de caminhão, empregado doméstico, operador de máquina fixa e motociclista.

Facebook
Twitter
WhatsApp