Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Evento alusivo aos aniversários ocorrerá na manhã da terça-feira, 06, no auditório do Palácio Araguaia.

 

Celebrar os avanços da saúde pública tocantinense e a instituição que colabora de forma significativa para a qualidade nos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinense. Estes são os objetivos da reunião ordinária em comemoração aos 32 anos do Conselho Estadual da Saúde (CES) e aos 33 anos do SUS, no Estado. O evento acontecerá, às 8h30, da terça-feira, 06, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

O Conselho Estadual de Saúde (CES) é um órgão colegiado, que iniciou suas atividades em 1990 e foi instituído oficialmente pela Lei Estadual nº 350, de 24 de dezembro de 1991 e tem a finalidade de executar ações deliberativas, propositivas e fiscalizadoras, sobre a política de saúde realizada pelo Estado.

O colegiado atua de forma conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). “As ações propositivas entre a Secretaria e o CES apresentam dados satisfatórios sobre a saúde tocantinense, com a garantia de serviços de qualidade, com a agilidade e eficiência que a população precisa. Isso é muito significativo em um universo de população 92% SUS dependente”, afirmou o gestor da SES-TO, Afonso Piva.

“A interação entre a Secretaria e Conselho é essencial para o Sistema Único de Saúde. O objetivo das duas instituições é dar uma saúde de qualidade ao povo, então, trabalhar juntos é importante para unirmos forças nesta causa e o temos feito ao longo dos anos”, esclareceu o presidente do CES, Mário Benício dos Santos.

O SUS

O Tocantins possui 92% da população SUS Dependente, apenas 8% da população possui plano privado de saúde. Os 17 hospitais estaduais, gerenciados pela SES-TO são regionais, localizados em 15 cidades distintas, dos quais 04 são de alta complexidade (HGP, Dona Regina, Hospital Regional de Gurupi e o Hospital Regional de Araguaína).

O SUS tocantinense também conta com 29 hospitais municipais e de pequeno porte, sob gestão municipal em  Miranorte, Silvanópolis, Natividade, Pindorama, Monte do Carmo, Brejinho de Nazaré, Ponte Alta do Tocantins, Lagoa da Confusão, Divinópolis, Cristalândia, Pium, Araguacema, Palmeirópolis, Figueirópolis, Dueré, Formoso do Araguaia, Peixe, Taguatinga, Paranã, Colinas do Tocantins, Itacajá, Colmeia, Araguatins, Ananás, Tocantinópolis, Sítio Novo, Goiatins, Araguaína e Filadélfia.

Para atendimento de media e alta complexidade o  Estado possui uma Rede de Atenção às Urgências (RAU) estruturada com 08 Centrais de Urgência e Emergência com SAMU-192, nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Lajeado, Paraíso, Novo Acordo, Miranorte e Porto Nacional, além dos serviços de Pronto Socorro dos 18 Hospitais Regionais e de 06 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Tocantinópolis .

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) conta com 21 CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), sendo 10 CAPS I; 05 CAPS II; 01 CAPS AD; 04 CAPS AD III e 01 CAPS i; 02 SRT (Serviço Residencial Terapêutico) e 21 leitos psiquiátricos em 02 Hospitais Regionais.

Os serviços de hemoterapia do Tocantins encontram-se estrategicamente localizados nas regiões que possuem serviços hospitalares de média e alta complexidade. A Hemorrede do Tocantins é constituída por 01 Hemocentro Coordenador, 01 Hemocentro Regional, 01 Núcleo de Hemoterapia, 02 Ambulatórios de Hematologia, 02 Unidades de Coleta e Transfusão, 01 Unidade de Coleta; 16 Agências Transfusionais Intra-hospitalares (sendo 03 agências de gestão municipal: Colinas, Taguatinga e Tocantinópolis).

Homenagem

Durante a cerimônia, serão homenageadas personalidades que colaboraram para a criação do Conselho e que colaboram atualmente com o fortalecimento do SUS. Entre os nomes estão: os médicos Neilton Araújo de Oliveira; Eduardo Manzano e Guilherme Azevedo Soares (in memoriam); o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa e o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

 

                                                              

Anúncios

Recentes