hora certa.

Ouça agora

SES-TO capacita servidores do HGP sobre o correto manejo de resíduos

A capacitação oferece orientações e estratégias educativas com objetivo de amenizar a contaminação das equipes.

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES- TO) realiza até dia 25 de maio, capacitação dos servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP), com orientações e estratégias educativas sobre o correto manejo de resíduos de serviços de saúde. A ação efetuada pela equipe da Superintendência de Gestão Administrativa acontece de forma teórica e prática com visitas aos setores da unidade hospitalar.

Dentre os assuntos tratados estão: a importância do gerenciamento de resíduos nas unidades de saúde; o objetivo do gerenciamento de resíduos e suas etapas; identificação e classificação dos resíduos; separação adequada dos resíduos quanto aos seus subgrupos; implantação da coleta seletiva na unidade; impactos ambientais e sociais da reciclagem; disposição final dos resíduos; normas técnicas de regulamentação do processo de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, dentre outros.

A responsável pela orientação de processos de resíduos nos hospitais, Daiane Alves explica que “na oportunidade todos os servidores de diversos setores passarão por essas orientações, com o objetivo de um gerenciamento correto para amenizar riscos de contaminação, acidentes de trabalho envolvendo resíduos, diminuir a geração de resíduos infectantes e promover melhores condições aos trabalhadores e usuários desta unidade”, afirmou.

Ainda segundo Daiane, a formação é voltada a todas as áreas da Secretaria e até o momento 25 de 66 turmas já passaram pelo processo de orientações.

Servidora do HGP, Lídia Maria Borges ressalta que “esta é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e foi muito bom participar. O que aprendemos aqui facilitará nosso dia-a-dia”, afirmou.

Facebook
Twitter
WhatsApp