A iniciativa faz parte das ações do Novembro Azul.
Segundo a gerente da GRPDTC, Andréia Cristina Alves, esse mês foram intensificadas as ações tanto da saúde da mulher como da saúde do homem. “Nosso objetivo é conscientizar os homens e também as mulheres, que são aliadas desses homens na questão de disseminar informações para que esse homem tenha mais cuidados com sua saúde, pois na maioria das vezes acaba negligenciando a própria saúde e procurando assistência com a doença já em estágio avançado”.
O responsável pela Saúde do Homem da Atenção Primária, Tarley Abdala, falou da importância de desmistificar o exame coloretal. “É considerado por muitos homens um tabu carregado de estigma e preconceito, o exame do toque retal ou da próstata, é um procedimento simples, indolor, com tempo de duração curto e imprescindível para a detecção de doenças, dentre elas, o câncer de próstata”.
Na ocasião o enfermeiro da oncologia do HGP, Aleikson Santos do Nascimento, realizou uma roda de conversa sobre a Saúde do Homem, onde abordou de maneira abrangente os fatores de risco e vulnerabilidades associados às condições de saúde da população masculina. “A ideia é levar a agenda da saúde do homem para ambientes onde estes homens estão, e para locais onde discussões pertinentes acontecem, como no ambiente de trabalho”.
O servidor Edvaldo Pereira da Silva Amorim, participou da palestra. “Gostei da iniciativa e apesar de trabalharmos na saúde, infelizmente a maioria dos homens acaba adiando exames importantes. Prevenir sempre é melhor que remediar”.
Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins