Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O rito divulgado pela Assembleia Legislativa agora prevê que o parecer será submetido a duas discussões e votações, com intervalo de 24 horas.

 

 

A votação do parecer sobre o processo de impeachment contra o governador  afastado do Tocantins Mauro Carlesse (PSL) será dividida em dois dias. A Assembleia Legislativa divulgou um cronograma de trabalho com a mudança no rito. Agora, a previsão é de que o parecer será submetido a duas discussões e votações, com intervalo de 24 horas entre uma e outra.

 

Este intervalo não estava previsto na primeira versão do rito, que já determinava votação em dois turnos, mas não previa tempo mínimo entre as sessões. O rito prevê que a votação seja em sessão ordinária, mas não proíbe expressamente a convocação de sessões extraordinárias.

 

Ainda não está claro se a votação será ao longo desta semana ou na próxima. Nos bastidores, alguns parlamentares especulam que o parecer pode ser votado nesta quinta (10) e sexta-feira (11).

Durante o processo, governador negou todas as acusações e disse que o pedido de impeachment é motivado por interesses eleitoreiros.

Nesta terça-feira (8) o parecer foi lido no plenário . A leitura foi feita pelo deputado Valdemar Júnior (MDB), que é o 2º secretário da Mesa Diretora. O documento foi elaborado pelo deputado Júnior Geo (PROS) na Comissão Especial. Ele deve ser publicado no Diário da Assembleia Legislativa junto com a íntegra da denúncia.

O impeachment avançou para o plenário após a aprovação do parecer na sessão da última quinta-feira (3) da Comissão Especial. O documento  apontou indícios de pelo menos três crimes de responsabilidade contra o governador.

Os crimes são relacionados a um suposto esquema de recebimento de propinas no Plansaúde, a interferência política em investigações da Polícia Civil e a irregularidades nas eleições municipais de 2020. A acusação de aparelhamento da Polícia Civil, incluindo trechos sobre um suposto flagrante forjado por tráfico de drogas, ficou de fora do parecer.

Anúncios

Recentes