hora certa.

Ouça agora

Seciju realiza aula inaugural do 2º Curso de Operações Penitenciárias Especiais para 35 policiais penais

Os aprovados neste curso de formação poderão integrar o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais.

 

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), deu início nesta segunda-feira, 28, ao 2º Curso de Operações Penitenciárias Especiais (Cope) para 35 alunos, como última etapa para integrar o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), a tropa de elite da polícia penal dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins.

A aula inaugural ocorreu no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e contou com a presença do secretário da Seciju, Deusiano Amorim; do secretário executivo, Gilson Silva; do superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes; do gerente de Administração e Operações do Sistema, Bruno Vaz; do chefe da Unidade Penal Regional Palmas; do chefe da Unidade Penal Regional de Palmas, Thiago Sabino, representando os chefes das unidades penais do estado; além do coordenador do Gope, Cleiton Arantes, e do presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Tocantins (Prosispen), Wilton Angelis.

Em seu discurso, o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, deu as boas-vindas a todos os presentes e parabenizou aos policiais penais por terem chegado à etapa final. “Estamos iniciando hoje mais uma jornada de qualificação desses alunos para posterior ingresso no Gope. Parabenizo a todos por terem passado por todas as etapas qualificatórias de seleção e terem chegado até aqui. Reitero que a Seciju está à disposição para, juntos, trabalharmos na implementação de ações de Segurança Penitenciária no nosso estado”, finalizou.

Também participaram da solenidade de abertura do Curso o Major Maciel, representando o comandante do 1º Batalhão Militar, Major Marlene Alves; Major Canuto, representando o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Tocantins, Major Fioravan; e o comandante da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Inspetor Amorim, todos parceiros do Curso. Além destes, o Cope será ministrado em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Metropolitana, Gope da Polícia Penal do Goiás, Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal (DPOE) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Curso

Promovido pelo Gope e sob a coordenação pedagógica da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen), o curso vai abordar, entre outras, disciplinas como “regras de segurança em estabelecimentos penais, procedimento operacional padrão, legislação, técnicas de retenção de armamento”.

Nesta segunda edição, dos 35 cursistas, todos policiais penais, quatro são mulheres, sendo três do Tocantins e uma do Pará, para imersão de 60 dias, e uma carga horária de mais de 600 horas, em regime de internato.

Para o coordenador do Gope e policial penal, Cleiton Arantes, esse é um momento histórico para o grupamento. “É um dia muito importante para o Gope e para toda a Polícia Penal do Tocantins, pois damos início a uma nova etapa de preparação para novos gopeanos, grupo considerado a tropa de elite da nossa Polícia com atuação em diversas frentes. Há dois anos desde sua formação, o Gope atua em situações de alta complexidade no âmbito de todo o Sistema Penal, e, desde então, mudou a rotina das unidades penais com disciplina e ordem”, reforçou.

A policial penal e aluna do curso de formação, Vívian Maria, falou sobre a participação de mais mulheres nessa edição. “A presença da mulher no grupamento traz uma perspectiva diferente, por isso a importância de estarmos cada vez mais e em maior número integrando também o Gope”, falou.

Outra cursista, a policial penal do Pará, Kércia dos Reis, também reforçou a participação das mulheres no grupamento. “A trajetória para chegarmos até aqui não foi fácil. Passamos por diversos desafios e etapas classificatórias e eliminatórias e para mim é a realização de um sonho pessoal”, falou empolgada.

Gope

Criado há dois anos, o Gope é considerado a tropa de elite da Polícia Penal do Tocantins, composto por gopeanos capacitados e treinados para agirem em situações de alta complexidade e na solução de conflitos no interior dos estabelecimentos penais. O grupamento também atua no traslado e na movimentação de presos, tanto em escoltas de rotina, quanto de alta complexidade e na escolta pessoal de autoridades por questões de segurança.

Aula Magna

O instrutor, policial penal desde de 2018, Victor Marcel Povoa, iniciou a primeira aula do curso abordando a história e evolução da Polícia Penal tocantinense e, por fim, a origem e formação do Gope.

Em seguida, foi a vez do secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap) do Ceará, Mauro Albuquerque, dar prosseguimento à aula, em formato on-line, com o tema “História da Intervenção Prisional no Brasil”.

 

 

 

(Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins)

Facebook
Twitter
WhatsApp