Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Tratamento para a doença é ofertado gratuitamente pelo SUS

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) por meio da Área de Assessoramento da Tuberculose, alerta para a prevenção da tuberculose durante o mês de março. A doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que ataca principalmente os pulmões. O tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito, e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A técnica da área da Tuberculose, Werenna Alves Moura, explica que “a Gerência de Doença Transmissíveis/Área Técnica da Tuberculose tem desenvolvido ações para o fortalecimento das estratégias de prevenção e controle da doença, entre elas o gerenciamento e execução de forma complementar das ações de controle da tuberculose no Estado”.

Cabe aos municípios, executarem ações de combate e prevenção à tuberculose, além disso, as secretarias municipais de saúde devem ofertar o tratamento à doença em suas Unidades de Saúde.

Dia mundial de combate à tuberculose

O dia 24 de março foi o escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”. A data foi criada para alertar a população sobre a doença, suas causas, prevenção e tratamento.

Dados da doença no Tocantins

Foram registrados em 2021, 256 novos casos de tuberculose no Tocantins, aumento significativo para o ano, já que em 2020, foram 187 casos.

Mais informações sobre a doença no Site da Secretaria Estadual de Saúde – https://www.to.gov.br/saude/tuberculose/4sxezf70g1a8

Anúncios

Recentes