Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Ação acontece em equipamentos pós-reparo e em novos instrumentos medidores de velocidade.

 

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza, na manhã desta quinta-feira, 07, a Verificação Pós-Reparo e a Verificação Inicial em radares em Palmas.

Aferir os radares é uma ação é rotineira e faz parte do escopo de trabalho da AEM. Normalmente, é demandada pela gestão do radar e acontece anualmente ou quando o equipamento passa por algum tipo de conserto, em especial decorrente de descargas elétricas, como é o caso do Radar da Ponte da Amizade e Integração, na TO-080, no Km 2,1.

Já os radares da Rodovia que dá acesso à Lajeado, TO-010 Km 3,1 (NS 15 x TO-010) e TO-010 Km 2,7 (NS 15 x TO-010), ambos em sentido duplo, são novos e passam pela Verificação Inicial.

Para tanto, o trânsito deverá ser isolado por cerca de quarenta minutos, o que requer a atenção dos motoristas. Na ação, a Agência de Metrologia conta com o apoio da equipe de trânsito, com o isolamento da área para as aferições.

Radar também é equipamento de segurança

Os radares orientam aos motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.

Para tanto, é fundamental que estejam sempre com o funcionamento atendendo o Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, referente à obrigatoriedade de verificação de radares de velocidade.

O presidente da AEM, Rérison Castro, informa que “o trabalho da Agência tem por objetivo atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores e verificar a conformidade com a velocidade permitida nas rodovias, bem como observar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro”.

Serviço

09h00 – Ponte da Amizade e Integração, na TO-080, no Km 2,1

10h00 – TO-010 Km 3,1 (NS 15 x TO-010) e TO-010 Km 2,7 (NS 15 x TO-010)

Motoristas devem estar atentos ao trânsito isolado

Anúncios

Recentes