hora certa.

Ouça agora

Professores tocantinenses participam de encontro nacional do Conectando Saberes, em São Paulo

Weliton de Freitas de Figueirópolis e Railma Soares de Rio do Sono trouxeram na bagagem novas experiências pedagógicas que serão aplicadas na sala de aula.

 

 

Os professores Weliton de Freitas Silva, do Colégio Estadual Cândido Figueira, em Figueirópolis e Railma Bezerra Soares, que leciona Projeto de Vida e Língua Portuguesa no Colégio Estadual Rio Sono, participaram em São Paulo, do Encontro Anual de Coordenadores da Rede Conectando Saberes.

O encontro foi realizado no período de 5 a 7 de maio, em Guarulhos, São Paulo e contou com a presença de representantes de 89 núcleos da Rede Conectando Saberes do País, que participaram de momentos de diálogos e construção coletiva de uma agenda de atividades para a educação pública.

A professora Railma ressaltou que o encontro foi importante porque reforçou o que os educadores do Tocantins já estão fazendo por meio das atividades do Projeto de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar). “Ouvimos e refletimos muito sobre esse recomeço das aulas presenciais, percebemos que o trabalho desenvolvido no Tocantins está no caminho certo. Debatemos temas ligados às políticas públicas para a educação, assuntos de interesse para o professor, como o processo de valorização. E um dos destaques foi as ações do projeto de vida, que está em evidência no momento”, explicou Railma.

O professor Weliton destacou a troca de saberes. “Foi um momento de compartilhar ideias e ações, de ouvir experiências de pessoas de vários lugares do país. Vimos que tem educadores em situações mais difíceis do que a nossa, mas eles estão focados nas soluções e não no problema. É isso que faz a gente ter energia para seguir nesse caminho de oferecer uma educação pública de qualidade para todos. Estamos em busca de novas metodologias de ensino para compartilhar na sala de aula. Foi um momento que muito nos enriqueceu na vida pessoal e profissional”, enfatizou Weliton.

O objetivo do encontro foi reunir de forma presencial os educadores, depois de dois anos de distanciamento físico por causa da pandemia da covid-19. Também foi um momento de compartilhar boas práticas pedagógicas, experiências e soluções sobre a educação básica no país.

O espaço Conectando Saberes é uma promoção da Fundação Lemann, que reúne atualmente 900 educadores, em 89 núcleos espalhados nos 27 estados brasileiros.

Facebook
Twitter
WhatsApp