hora certa.

Ouça agora

Procon Tocantins faz alerta sobre cuidados para compras na Black Friday

O Procon Tocantins ressalta que, durante a Black Friday, os consumidores poderão denunciar falsos descontos e irregularidades nos produtos.

 

 

Com a chegada do mês de novembro muitos consumidores, aguardam pela Black Friday, que acontece na última sexta-feira do mês, que neste ano vai ser no próximo dia 25. Para aproveitar os descontos e evitar dor de cabeça ou qualquer problema, o Procon Tocantins alerta para os perigos envolvendo essa data.

 A pesquisa de preço é a forma mais segura para não extrapolar o orçamento e é preciso ter cuidado com as compras por impulso. Outro ponto importante é monitorar o produto que quer comprar antes da oferta. O Procon Tocantins realizou o monitoramento de 1.518 produtos para evitar que o consumidor seja enganado com falsos preços, ou seja, com propaganda enganosa.

“Alguns estabelecimentos podem aumentar o preço dos produtos nos dias ou semanas anteriores à promoção para dar impressão ao consumidor que seus produtos estão mais baratos. Então tire fotos, faça print do histórico de preços durante o mês para evitar ser enganado”, explica Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

Propaganda enganosa

Publicidade enganosa, também conhecida como propaganda enganosa, é comum acontecer durante a Black. A publicidade enganosa está respaldada no Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Ou seja, segundo o CDC, é “enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços”.

Já o artigo 31 do CDC estabelece que todos os produtos precisam apresentar informações como: característica, qualidade, quantidade, composição e preço, além do prazo de validade.

Compras online

O consumidor deve ficar atento nas compras realizadas pela internet, sempre verificar se o site é seguro e realizar buscas sobre o histórico do mesmo. Cuidado na hora de clicar em links de anúncios recebidos em redes sociais. Verifique ainda o CNPJ da empresa na Receita Federal e se tem reclamações dos sites de compra em demais canais.

O Procon também alerta sobre links patrocinados, pois o número de pessoas que caem nessas armadilhas é alto. Uma dica é verificar na hora de acessar o site se na barra superior de pesquisa, o mesmo inicia com “https” e mantenha sempre seu dispositivo seguro com algum antivírus.

Verifique na hora de imprimir o boleto ou em compras realizadas via PIX, se o beneficiário é o mesmo que está realizando a venda. Cuidado com sites ou perfis falsos em redes sociais usados para enganar os consumidores.

Pagamento

Fique de olho também na forma de pagamento. Alguns estabelecimentos oferecem mais desconto nos pagamentos à vista. Compras no crédito devem ter cuidado redobrado, alguns fornecedores mostram com destaque apenas o valor da parcela, mas coloca em letras pequenas o número de prestações que serão pagas.

“Nunca fique em apenas em uma loja, verifique outros estabelecimentos, sejam físicos ou online para avaliar se o produto está realmente em promoção. E é sempre bom lembrar dos seus direitos como consumidor, qualquer irregularidade, denuncie no Procon Tocantins”, alerta o gestor.

Denuncie

 O Procon Tocantins ressalta que, durante a Black Friday, os consumidores poderão denunciar falsos descontos e irregularidades nos produtos por meio do Disque 151 ou no Whats Denúncia (63) 99216-6840. Para formalizar a reclamação, o mesmo pode entrar no site www.to.gov.br/procon.

Estagiária sob a supervisão da jornalista Thaise Marques*

Facebook
Twitter
WhatsApp