hora certa.

Ouça agora

Polícias Civil, Militar e Penal realizam força-tarefa para combater crimes de homicídios na Capital

Ações pontuais são executadas por todas as Forças de Segurança.

 

 

O Sistema de Segurança Pública do Tocantins realiza uma força-tarefa envolvendo principalmente três instituições: Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal. Ações pontuais já são executadas para combater a criminalidade em Palmas.

A Polícia Civil reforça o atendimento em locais de crime com a designação de equipes de unidades da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da 1ª Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP) e da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc). Essas equipes atuam nos locais de crime, com início imediato às investigações, colhendo informações e realizando as diligências necessárias.  O Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) é sempre acionado quando houver necessidade de pronto emprego operacional por parte do grupamento especial.

Em 2023, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) aumentou significativamente seu efetivo na Capital, e atualmente 30 viaturas são lançadas por turno. Diante do aumento no número de homicídios mais viaturas já reforçam o policiamento nesses dias de maior movimento na cidade. As principais vias de acesso à região das Arnos e região de Taquaralto são monitoradas com blitz, uma vez que é notório que criminosos migram de uma região para outra para cometer tais crimes.

A PMTO está atuando com sua força máxima: Policiamento de área, Força Tática, Patrulha Rural, Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro), Grupamento de Operações com Cães (GOC), COD e Cavalaria com o intuito de aumentar a presença ostensiva nos diversos pontos da Capital.

Através de um planejamento prévio, o Governo do Tocantins, por meio da Polícia Militar, lançou o Programa TO mais Seguro que é um conjunto de ações que visa reduzir os índices de criminalidade e propor uma segurança pública mais efetiva. Assim, não só a Capital, mas todo o Estado, terá um desdobramento operacional e tático voltado para a promoção de segurança.

A Polícia Penal no âmbito do Sistema Penitenciário, fiscaliza rigorosamente os 572 monitorados com tornozeleira eletrônica em Palmas e também fazem restrições na zona de rastreio em locais de maior aglomeração no período de festividades para que os policiais penais ajam de forma rápida e preventiva nas ocorrências, conduzindo-os à Delegacia de forma imediata caso haja quebra de medida.

Nas unidades penais, o efetivo foi redobrado e o esquema de segurança reforçado, além da realização da Operação Carnaval Seguro com revista geral intensificada dentro dos 24 estabelecimentos penais, a fim de evitar fugas ou motins, resguardando, assim, a segurança da população.

Os demais índices de criminalidade tiveram os indicadores reduzidos. O policiamento ostensivo foi visivelmente aumentado, vários crimes de homicídios cometidos tiveram autoria identificadas e alguns dos autores já estão presos.

As Forças de Segurança continuam vigilantes, no sentido de elucidar os crimes e dar a resposta que a sociedade espera quanto à garantia da segurança.

 

PM, SSP, Seciju/Governo do Tocantins

Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp