O treinamento é aplicado pelo Gote e segue até quinta-feira, 27.
Teve início nesta terça-feira, 25, na Escola Superior de Polícia (Espol), em Palmas, o treinamento de 25 policiais civis que atuam nas delegacias especializadas ligadas à Diretoria de Repressão à Corrupção ao Crime Organizado (Dracco). O treinamento é aplicado pelo Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) e segue até quinta-feira, 27.
A instrução abrange as disciplinas de Cumprimento de Mandado de Alto Risco (CQB); Abordagem Policial – Emboscada e Contra Emboscada e Técnicas de Abordagem em Zona Rural. A metodologia envolve aulas teóricas, estande de tiro e progressão em mata/floresta.
Presente na abertura do curso, o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, destacou a importância da qualificação e da interação entre as equipes. “Esse treinamento é muito importante para que seja nivelado o conhecimento e para a interação das nossas equipes, proporcionando um entrosamento maior, o que contribui para um trabalho de excelência. Além disso, esse é um treinamento que permite troca de informações porque os instrutores também aprendem, há uma grande troca de experiências”, destacou.
O delegado-geral ainda aproveitou para agradecer as equipes pelo trabalho prestado à sociedade tocantinense. “Agradeço a dedicação e o empenho que vocês têm no dia a dia. A nossa Polícia Civil cresceu, melhorou, faz um trabalho investigativo de muita qualidade e eu me sinto orgulhoso e privilegiado por estar à frente da corporação nesta fase. Obrigado pelo que cada um tem feito em prol desta instituição”, concluiu.
O diretor do Gote Rildo Barreira, que estará supervisionando as atividades, ressalta a importância do treinamento para a manutenção da eficácia e eficiência das especializadas. “São essas atualizações que têm grande contribuição para que, ao longo destes anos, não tenha ocorrido morte de nossos policiais em cumprimento do dever legal”, reforçou.
Já o coordenador do Gote Ariston Ribeiro destacou que o treinamento visa trazer técnicas fundamentadas e testadas em operações ao longo dos 20 anos nos quais o grupo operacional atua.
Sara Cardoso/Governo do Tocantins
|