hora certa.

Ouça agora

Polícia Civil deflagra operação Fake Card, apreende dezenas de mercadorias adquiridas de forma fraudulenta e prende homem por tráfico de drogas em Palmas

Investigações da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos apontam para um grande esquema de compras ilegais com a utilização de cartões e dados clonados.

 

 

A Polícia Civil do Estado do Tocantins (PC-TO), por intermédio da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos – DRCC de Palmas, com apoio da 42ª Delegacia de Polícia  de Colinas do Tocantins, deflagrou nesta quarta-feira, 12, nas cidades de Palmas e Colinas, a segunda fase da Operação “Fake Card”, cujo objetivo é a repressão a furtos eletrônicos cometidos mediante utilização de cartões de crédito clonados e documentos de identidade falsificados.

“A referida operação é um desdobramento de investigações que começaram no início deste ano, ocasião em que uma das vítimas revelou ter sido contatada por inúmeros lojistas de todo o país, que o indagaram sobre mercadorias (algumas de cunho luxuoso) adquiridas com seus dados pessoais, o que foi prontamente refutado pela vítima e chamou sua atenção para possíveis práticas criminosas realizadas às suas custas”, explicou o delegado titular da DRCC, Lucas Brito.

Com a deflagração da nova etapa da Operação “Fake Card”, foram cumpridos dois mandados de busca domiciliar em imóveis vinculados ao principal suspeito, que se encontrava em um dos endereços, localizado em Palmas. Foram apreendidas dezenas de itens de procedência suspeita, tais como mercadorias adquiridas com cartões e dados de terceiros, inclusive jóias e outros bens de luxo; notas fiscais de objetos em nome de vítimas, documentos flagrantemente falsos constando dados de vítimas empregados para aquisições fraudulentas e abertura de contas bancárias; cartões de crédito; telefones celulares, alguns utilizados especificamente para as práticas fraudulentas; chips telefônicos (SIM Cards); dentre outros.

“Ainda no decorrer das diligências, foram encontradas, em condição de armazenamento, diversas substâncias com aparência de entorpecentes, sendo mais de trinta pinos plásticos contendo cocaína, porções de crack, comprimidos de ecstasy, frações de maconha, pílulas contendo material similar a insumo para composição de drogas, além de apetrechos para fracionamento e utilização, como balança de precisão, pequenos tubos plásticos, dichavador, isqueiros e quantia em espécie”, ressaltou a autoridade policial.

Diante da notória diversidade e quantidade de substâncias análogas a entorpecentes localizados, bem como dos acessórios e valores indicativos da comercialização do material, o indivíduo, de 25 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzido para a sede da DRCC, em Palmas, onde foi autuado em flagrante por tráfico ilícito de drogas.

Na oportunidade, ele também foi interrogado no procedimento investigativo relativo às subtrações eletrônicas e fraudes documentais, tendo sido, ao final dos procedimentos legais cabíveis, recolhido à Unidade Penal Regional de Palmas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. Os objetos apreendidos serão encaminhados para os exames periciais.

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins

Secretaria da Segurança Pública
Diretoria de Comunicação
seguranca@secom.to.gov.br
63 3218-1852

Site
http://www.ssp.to.gov.br   

 

Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp